Imagem Blog

Vinho e Algo Mais Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Por Marcelo Copello
Especialista na bebida, Marcelo Copello foi colunista de Veja Rio. Sua longa trajetória como escritor do tema inclui publicações como a extinta Gazeta Mercantil e livros, entre eles "Vinho e Algo Mais" e "Os Sabores do Douro e do Minho", pelo qual concorreu ao prêmio Jabuti
Continua após publicidade

Aprenda a servir o vinho na temperatura correta

Servir a bebida no ponto ideal é algo fácil e simples -- e faz toda da diferença

Por Marcelo Copello
Atualizado em 4 fev 2020, 10h22 - Publicado em 4 fev 2020, 10h13

“Já degustei este mesmo vinho antes. Por que aqui ele parece melhor?” Esta é uma pergunta que me fazem com frequência em cursos que ministro para iniciantes. São vários os motivos — objetivos e subjetivos — que levam os alunos a achar isso. Os principais: o conhecimento sobre a bebida, a taça correta e a temperatura ideal. Vou me ater ao terceiro critério.

Nada influi tanto na apreciação de um vinho quanto sua temperatura. Em nosso país, estamos acostumados a extremos em tudo o que bebemos. Café escaldante e cerveja “estupidamente gelada”.

O vinho é uma bebida delicada e cheia de nuances. Seria um crime deixar um champanhe congelar ou degustar um grande Bordeaux à temperatura ambiente de 29º C. E que fique claro: vinho tinto à temperatura ambiente só vale se ela por acaso estiver próxima do ideal para o seu estilo.

Para começar, nenhum vinho ganha se for servido além de 20º C, pois a evaporação do álcool será intensa.

Veja, abaixo, algumas das características básicas dos vinhos com a temperatura:

Continua após a publicidade

Corpo: o olfato é apenas suscetível aos vapores. Os vinhos mais encorpados têm um peso molecular maior que os mais leves, uma das razões pelas quais se degustam os tintos a uma temperatura mais alta que os brancos.

Casta: algumas variedades produzem vinhos mais voláteis que outras. Pinot noir, por exemplo, é mais volátil que a cabernet sauvignon, motivo pelo qual os Borgonhas, feitos normalmente com a primeira uva, são geralmente servidos mais frescos que os Bordeaux.

Tanicidade: tanino é um elemento contido só nos tintos e dá a impressão de travar a boca. Quanto mais baixa a temperatura, mais evidente ele fica, tornando o vinho desagradável se a bebida estiver gelada.

Aroma: quanto mais elevada a temperatura, maior a evaporação e, consequentemente, o perfume se acentua. Este reforço deve ser dosado, pois em muitos brancos o perfume já é naturalmente intenso. Temperaturas elevadas conduzem a uma perda da elegância e do frescor, tornando o vinho fugaz. No sentido oposto, temperaturas excessivamente baixas escondem qualquer aroma que o vinho possa ter.

Continua após a publicidade

Doçura: a característica é acentuada pelo calor e amenizada com o frio. Quanto mais quente o vinho doce for servido, mais doce parecerá.

Segue uma sugestão de tabela de temperaturas:

6º a 8º C – espumantes e vinhos brancos doces em geral. Exemplos: espumantes bruts, moscatéis, sauternes, moscato, tokaji, auslese, late harvest.

8º a 10º C – brancos meio-doces, alguns brancos secos mais leves e espumantes rosé. Exemplos: gewurztraminer, vinho verde branco, muscadet, sancerre, frascati, orvieto, chEnin blanc, chablis, sauvignon blanc em geral.

Continua após a publicidade

10º a 12º C – brancos secos de médio corpo e vinhos rosados. Exemplos: Bordeauxs brancos, jerez fino, alemães secos de qualidade, soave, chardonnay.

12º a 14º C – vinhos brancos mais encorpados e tintos ligeiros. Exemplos: borgonhas brancos 1er cru e grand cru, beaujolais, chinon, valpolicella, bardolino.

14° a 16º – tintos de médio corpo. Exemplos: côtes du rhône genéricos, chianti comum, barbera, zinfandel.

16° a 18º C – tintos de médio a bom corpo, tintos envelhecidos, tintos mais macios e menos tânicos, tintos mais alcoólicos. Exemplos: vinho do Porto, borgonha tinto, supertoscanos, primitivo, chateauneuf-du-pape, amarone.

Continua após a publicidade

18º a 20º C – tintos secos de muitos taninos e não muito álcool. Exemplos: bordeaux tinto grand cru, barolo, barbaresco, brunello di montalcino, rioja reserva e gran reserva

No Brasil, é raro não haver a necessidade de resfriar um vinho. Caso você não possua uma adega climatizada ou mesmo um termômetro de vinhos, aí vão algumas dicas úteis:

– Na parte interna da porta de uma geladeira a temperatura fica em torno de 10-12º C.

– No fundo da geladeira, junto à placa fria, a temperatura ronda os 3-5º C.

Continua após a publicidade

– Para os tintos que pedem temperaturas mais altas do que 12º C, deixe-os gelar na porta por um período de, no máximo, duas horas.

– Evite manter vinhos por muitos dias na geladeira, pois a vibração não fará bem ao líquido.

– É aconselhável usar um balde com gelo e água gelada. Neste caso, deixe os tintos mais potentes por cerca de dez minutos e depois os retire.

– Se você estiver num local frio, ou se a garrafa estava estocada num lugar mais frio que o ideal, você precisará aquecê-la. O melhor a fazer, neste caso, é o que os franceses chamam de chambré, ou seja, deixar que o vinho ganhe calor na temperatura ambiente da sala onde será bebido até atingir o ponto ideal. Foi desta prática que se originou o errôneo mito de que o vinho tinto se bebe à temperatura ambiente.

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.