As 24 Personalidades de Billy Milligan aborda inédita absolvição em caso de estupro
Documentário da Netflix apresenta a história da primeira pessoa no sistema judiciário dos EUA a ser inocentada após cometer uma série de crimes gravíssimos

As 24 Personalidades de Billy Milligan, documentário dividido em quatro partes disponível na Netflix, se aprofunda na temática do transtorno dissociativo de identidade. Após ser julgado por ter estuprado mulheres e aterrorizado Ohio, Billy foi diagnosticado com a doença e, assim, se tornou a primeira pessoa no sistema judiciário dos Estados Unidos a ser inocentada diante de crimes tão graves.
O caso ocorreu na década de 70 e causou grande furor na mídia, que foi ainda mais amplificado pela inédita absolvição. No entanto, o homem sempre alegou que outra personalidade dentro dele cometeu os estupros — e, em análises profissionais, foram detectados traumas de infância e bloqueios que ocasionaram a fragmentação em seu cérebro. Billy ficou internado por dez anos em um hospital psiquiátrico para acompanhar o estado de sua sanidade. A produção possui diversos depoimentos: de policiais, psicólogos e psiquiatras que acompanharam toda a investigação a parentes que acreditam em sua inocência.
+ Assine a Vejinha a partir de 8,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 6 de outubro de 2021, edição nº 2758