Imagem Blog

A Tal Felicidade Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

“O gargalo da criatividade é a coragem”

O comediante aposentado e professor de cursos de criatividade Murilo Gun reflete sobre a importância de seguir em frente, mesmo com medo

Por Murilo Gun
Atualizado em 31 jul 2019, 19h20 - Publicado em 26 jul 2019, 06h00

NOVAS SOLUÇÕES

A criatividade é a imaginação aplicada à resolução de um problema. Ao fechar os olhos, todo mundo é capaz de sonhar e não se contentar com seu antigo repertório. Você pode aprender a ser mais criativo como advogado, por exemplo, em qualquer lugar. A essência é tomar distância para enxergar melhor.

RECICLAGEM INTENCIONAL

O primeiro passo é amar as soluções criativas que as pessoas encontram para qualquer problema. Quando fazia show de comédia na Augusta, notei umas dez latinhas juntas e fiquei intrigado com a cena. Continuei olhando e vi um catador que jogava as latas na rua para ser atropeladas pelos carros, de modo que coubessem mais no saco. A maioria das pessoas vive a vida com olhar desligado, não percebe nem a lata nem a rua. Ou, se percebe, reclama, compara e culpa.

Continua após a publicidade

ACORDAR PARA A VIDA

A experiência na educação on-line me ensinou que faz muita diferença vender um curso diretamente a uma pessoa. Não adianta o chefe de uma empresa empurrar qualquer conteúdo goela abaixo. A vontade de aprender tem de partir do aprendiz, da sua fome. O próximo passo é escapar do medo.

ESTUDANTE ETERNO

O gargalo da criatividade é a coragem. Coragem é a determinação de ir, mesmo com medo. Para isso, é preciso evitar algumas armadilhas, como a do estudante eterno, que sempre acha que falta conhecimento para partir para a prática. Ter claro o seu propósito ajuda, mas o mais efetivo é cercar-se de pessoas que apoiam você e criam um ambiente seguro para testar ideias. Podem ser parceiros de projeto ou uma turma para bater palmas e incentivar.

CLAREZA DE VALORES

Felicidade é poder viver de acordo com os seus valores. Todos os executivos que tiveram de abdicar dos filhos em nome do trabalho sentiram o baque. Dói em todos? Dói. Mas, em quem tem um valor de família muito forte, dói mais. É preciso ter clareza dos seus valores, entender o que é prioridade, para estabelecer um critério de dizer sim ou não às coisas e ficar em paz.

Continua após a publicidade

DESIDENTIFICAÇÃO COM A MENTE

Uma hora você começa a ver que o grande lance é eliminar a identificação com a mente. Eu não sou meus pensamentos. Se posso observá-los, não sou eles. Esse argumento mata tudo. A sacada é estabelecer distância. Meditação é uma forma de criar um espaço vazio entre você e o falatório da mente.

LUZ SOBRE AS MÁGOAS

Todos os dias de manhã, eu medito. Mas isso só começou a rolar de verdade seis meses atrás, e olhe que eu treino há quatro anos. Descobri que é uma prática cumulativa. Quanto mais eu medito regularmente, mais o volume do barulho mental diminui. Também passo uma espécie de scanner para ver se tenho algum perdão pendente, alguma mágoa que estou carregando. Se tiver, coloco luz sobre o assunto e percebo que ele murcha.

INTENÇÃO DURADOURA

Vejo os adultos abrir mão de seus sonhos e pensar: “Mas meu filho vai conseguir realizar os sonhos dele”. Acontece que, quando essa criança cresce, o único exemplo que ela teve foi de abdicação dos sonhos. Eu não quero isso, quero despertar a criatividade nas pessoas e manter a sintonia do amor, nunca do medo. É o jeito de não sermos só o que restou de nós.

Continua após a publicidade
(Divulgação/Divulgação)

Murilo Gun é comediante aposentado e professor dos cursos on-line Reaprendizagem Criativa e CriCriCri — Criando Crianças Criativas. No perfil @murilogun, ele dá divertidos chacoalhões diários em quem deseja despertar para a criatividade.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 31 de julho de 2019, edição nº 2645.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.