Imagem Blog

A Tal Felicidade Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

Meditação para um viver criativo: como exercitar a atenção plena

A escritora Bhuvi Libanio ensina técnicas para uma prática mais eficiente

Por Bhuvi Libanio
Atualizado em 21 ago 2020, 08h27 - Publicado em 21 ago 2020, 06h00

“Talvez você esteja procurando entre os galhos o que somente aparece na raiz.” — Rumi

COMEÇO

Sente-se confortavelmente. Observe se a sua coluna está ereta e se os seus ombros estão relaxados. Inspire profundamente e expire lentamente. Perceba que há vida no seu corpo. Expire lentamente. Permita à respiração acontecer livre.

SENTIDOS AGUÇADOS

Observe. Qual é o ritmo? Qual é a temperatura do ar quando você exala? Qual cheiro detecta no ambiente? Quais sons se fazem presentes? Você está presente? Perceba o toque do objeto que está em sua mão. Inspire. Observe: cada respiração cria um novo momento. Expire.

Continua após a publicidade

CONSTANTE E IMPERMANENTE

A meditação é um modo de viver em constante ato criativo. É estar consciente do fluxo da vida, da impermanência e dos opostos: para cada dia vivido, uma noite. Uma pessoa descansa a partir do cansaço. E se hoje você está triste, isso vai passar. A moeda tem duas faces; a faca, dois gumes; você, dois lados. Meditar é colocar uma moeda em pé e compreender: tudo é cara, coroa e mais.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Continua após a publicidade

POSSIBILIDADES INFINITAS

Continua após a publicidade

Meditar é encontrar esse centro, espaço onde habita a completude, o todo. Nesse espaço não há limites, mas uma infinitude de possibilidades de ser. No infinito, encontramos a felicidade. Inspire e expire lentamente.

EM BUSCA DA RAIZ

Mergulho no oceano dentro de mim, porque se na superfície os ruídos de palavras, conceitos e demandas amedrontam, no mergulho em mim há o silêncio acolhedor do Amor. A partir desse silêncio, no instante seguinte crio mais vida. Esvazio-me de preconceitos e permito que a verdade me toque. Submersa, os movimentos sincronizam-se, não há eu e o outro. Somos o próprio espaço que ocupamos. Há um universo comum, inteiro em nós.

FONTE CRIATIVA

Continua após a publicidade

A verdadeira criatividade está além do ego, vem do coração, sem julgamentos, natural, silenciosa e amorosa. Criar é ato de Amor: não há exigências nem expectativas. Inspire e expire lentamente.

JANELA DE COMPREENSÃO

A meditação é um modo de viver que busca aumentar gradualmente a consciência. E quanto maior ela for, maior será a capacidade de entendimento. Para uma pessoa que se entrega totalmente à meditação, é possível olhar pela mesma janela todos os dias e enxergar diferentes paisagens. A percepção se torna mais aguda, e todos os sentidos ganham mais vida. A atenção plena transcende o eu. Inspire e expire lentamente.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

UMA DANÇA

Eu giro no meu centro. toco o que há ao redor. Ideias. Respondo a cada movimento com outro movimento e fluímos. Inteira, sou capaz de improvisar; desfaço-me de regras em uma dança sem gênero. O ritmo, a existência e eu criamos. ele emerge, natural. A verdade vem do coração.

SILÊNCIO

Não relembrarei o passado nem tentarei criar o futuro. Agora, posso dizer: a meditação mudou o tom das cores, os sons e os aromas. Sobretudo, sentar concentrada em mim e descobrir minha verdade mudou a maneira como enxergo a vida, essa experiência em comunhão com o mundo. Com simplicidade, paciência e compaixão, mergulho cada dia mais, para tocar o céu. Inspire e expire lentamente.

Continua após a publicidade

Bhuvi Libanio dedica-se à meditação e ao estudo da espiritualidade. É também escritora e tradutora. Ministra no Instituto Estação das Letras um curso on-line de escrita criativa e meditação.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 26 de agosto de 2020, edição nº 2701.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.