Imagem Blog

A Tal Felicidade Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

Lucas Foster dá dicas para achar soluções criativas

Idealizador do Dia Mundial da Criatividade, o empresário quer trazer mais qualidade à experiência de vida das pessoas

Por Lucas Foster
Atualizado em 26 abr 2019, 06h00 - Publicado em 26 abr 2019, 06h00

MÚLTIPLAS DIMENSÕES

Nossas experiências são filtradas por seis dimensões: o tempo, o espaço, a energia, nossos cinco sentidos, as emoções e o propósito — afinal, por que estamos nos colocando em cada situação? A criatividade é fundamental para percebermos e transformarmos as experiências. É um potencial humano inegável, mas às vezes inativo, que precisa ser exercitado.

PARA APLICAR NO DIA A DIA

No cotidiano, há uma série de mudanças simples que podem ter um impacto grande. Quem passa muito tempo no trânsito pode usar um aplicativo de carona e alternar- se no volante com outra pessoa. É uma questão de gestão de tempo e maior interação entre as pessoas. Também dá para mudar a forma de lidar com o lixo orgânico em casa. Basta ter vontade para assumir o desafio e decidir agir pela resolução. A curto prazo, pode ser dolorido, mas logo se percebe que vale a pena.

CORAGEM PARA SE ABRIR

Pense num sapo que está dentro de uma panela. Ele não sente que ela está esquentando, então não pula para fora. Muitas vezes nos tornamos insensíveis à realidade, então não fazemos nada para mudá-la. Hoje vejo muita gente disposta a deixar a desculpa do “mas sempre foi assim” para trás. Quem busca se abrir para olhar para o mundo, ouvir e construir histórias escapa do conformismo e da tristeza.

Continua após a publicidade

CONTEÚDO CURIOSO

Iniciativas independentes, como a de coletivos que fazem hortas urbanas, ajudam a construir outra relação com a cidade. Podemos olhar para o que precisa ser resolvido e assumir uma nova postura, mais interessada no outro. Escutar uma história com ouvidos abertos é uma maneira de criar empatia, se inspirar e aquietar a alma. Quem é um sabe-tudo com as respostas está sobrecarregado de preconceitos, tem um ouvido antecipado. É melhor investir na curiosidade, em querer saber o que já funcionou para alguém e ser livre para tentar algo novo.

AUTOCONHECIMENTO ANTES

Diante de uma pergunta, encontrar a liberdade interna para dar o tempo de a resposta vir e a solução ser encontrada é uma questão de autoconhecimento. Quem gosta de si mesmo tem a autoestima preservada, tem inteligência emocional para não ser reativo ao que o mundo sempre traz e consegue encontrar alternativas criativas.

TRANSFORMAÇÃO DE PROBLEMAS

Para propor soluções diferentes das do nosso repertório, é preciso enxergar o contexto daquilo que nos afeta negativamente. A criatividade é a matéria- prima que devemos utilizar para olhar para um problema, transformá-lo e requalificar nossa experiência de uma forma positiva. Se a felicidade está relacionada a vivências mais positivas do que negativas, a criatividade é um caminho para a felicidade. Os países mais felizes são aqueles com maior capacidade para a solução de problemas.

MOVIMENTO EM REDE

É preciso um despertar coletivo para que os pais e os professores incentivem os sonhos de transformação desde a infância. A ONU entendeu que não vamos chegar a um desenvolvimento sustentável se não celebrarmos a criatividade, por isso estabeleceu o Dia Mundial da Criatividade — e eis que a missão de concretizar esse compromisso está nas mãos de um brasileiro. Criatividade sem empreendedorismo é uma ideia bonita fechada num ateliê. Uma empresa sem criatividade não transforma a realidade. É o nosso momento de unir essas pontas e agir, porque a nossa panela está esquentando…

(Victor Affaro/Divulgação)

Lucas Foster (@lucasfosterbr) é o idealizador do Dia Mundial da Criatividade (@worldcreativityday). Incentiva a criatividade e o empreendedorismo como uma forma de trazer mais qualidade à experiência de vida das pessoas.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 1º de maio de 2019, edição nº 2632.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.