“Vênus Ex Libris” provoca com fantasias de sexo e poder
Rafael Steinhauser e Ana Carolina Godoy protagonizam montagem inspirada na obra do austríaco Leopold von Sacher-Masoch
A vizinhança do Instituto dos Arquitetos do Brasil, na fervida esquina das ruas Bento Freitas e General Jardim, empresta uma atmosfera despudorada a Vênus Ex Libris. Criação do diretor Luiz Fernando Marques e dos atores Rafael Steinhauser e Ana Carolina Godoy, o drama parte do livro A Vênus das Peles (1870), do austríaco Leopold von Sacher-Masoch, que inspirou filme de Roman Polanski e peça de David Ives, protagonizada na cidade por Bárbara Paz.
+ P.I. – Panorâmica Insana: cenas de um tempo absurdo
A relação de submissão no jogo sexual, mais tarde vinculada ao masoquismo, ganha teatralidade em dois personagens misteriosos. Eles se conhecem em um aplicativo e se encontram para realizar fantasias — entre elas, a representação de trechos da obra de Sacher-Masoch.
+ “Quero Morrer com Meu Próprio Veneno”: Ofélia toma as rédeas da vida
Madura como atriz e sensual na medida, Ana Carolina carrega no tom imperativo, que sufoca o personagem masculino. Steinhauser se mostra, na maior parte do tempo, dominado pela parceira em uma leitura do poder feminino, mas que surtiria também efeito diante de outras variações. O caráter provocativo, mesmo assim, estimula e desperta a curiosidade em torno de um assunto quase sempre tratado sob as lentes do disfarce (90min). Estreou em 25/5/2018. 16 anos.
+ Mezanino do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Rua Bento Freitas, 306, Vila Buarque. Sexta e sábado, 21h; domingo, 18h. Pague quanto puder. Até 8 de julho. Haverá sessões extras no dia 7/7, às 23h59, e no dia 9/7, às 21h.