Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Imortais”, de Newton Moreno: cemitério de almas vivas

O drama, em cartaz no Teatro Anchieta, é o melhor texto do autor pernambucano desde "Agreste"

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 6 jul 2017, 16h46 - Publicado em 5 jul 2017, 13h13

Lançado em 2004, o drama Agreste projetou o autor pernambucano Newton Moreno. Ele escreveu, na sequência, boas peças cômicas para as atrizes Marieta Severo e Andréa Beltrão (As Centenárias) e Lilia Cabral (Maria do Caritó), conheceu o grande público, mas sem alcançar o brilhantismo daquele trabalho consagrador. O ótimo drama Imortais traz Moreno na sua melhor forma em mais de uma década. As tradições e crendices do povo nordestino aparecem conectadas a uma polêmica contemporânea tratada de maneira sublime.

+ Clássico dos anos 2000, Agreste volta com Juan Alba.

Ambientada em um cemitério, a trama centra o foco em uma viúva conservadora (interpretada por Denise Weinberg) que, sofrendo de uma doença terminal, se instala em um túmulo próximo ao do marido para esperar a morte. O sossego é interrompido pelo retorno da filha rebelde (a atriz Michelle Boesche), afastada de casa há seis anos, ao lado do noivo (representado por Simone Evaristo), uma mulher em processo de transformação para homem trans. O choque da mãe abre espaço para reflexões como a redescoberta do afeto e a possibilidade de um novo conceito familiar. A revelação de um segredo ajuda o espectador a compreender o comportamento de cada um e, graças ao elenco afinado, a montagem dirigida por Inez Viana ganha a empatia da plateia.

+ “O Corpo da Mulher como Campo de Batalha” e a violência.

Continua após a publicidade

Denise explora seus múltiplos recursos ao transitar confortavelmente entre o dramático e o cômico. Simone, por sua vez, humaniza a personagem com uma doçura imprevista. No papel mais difícil, Michelle expõe seu potencial e constrói um tipo denso com naturalidade e longe da caricatura. Destaque ainda para a trilha sonora executada ao vivo por Gregory Slivar (80min). 14 anos. Estreou em 23/6/2017.

+ Teatro Anchieta — Sesc Consolação. Rua Doutor Vila Nova, 245, Consolação. Sexta e sábado, 21h; domingo, 18h. R$ 40,00. Até o dia 30.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.