Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Cidade das Crianças Por Blog Os melhores programas para crianças e família espalhados por São Paulo. Por Maria Alice Prado (maria.alice@abril.com.br)

Jogo de cartas recria baralho para retratar diversidade nas famílias

O 7famílias está com um financiamento coletivo on-line aberto para viabilizar seu lançamento

Por Maria Alice Prado Atualizado em 23 abr 2021, 02h03 - Publicado em 23 abr 2021, 06h00

Representar distintas formações familiares — de pessoas negras, indígenas, com deficiência, transexuais… — é o mote do 7famílias. Criado pela empresa \uia/, o jogo depende de um financiamento coletivo on-line para chegar ao mercado — as contribuições, a partir de R$ 20,00, devem ser feitas pela plataforma Catarse. A ideia do projeto é repaginar o baralho tradicional. São 35 cartas, divididas em sete naipes — ou famílias —, com cinco membros cada uma, desenhadas por ilustradores de diferentes origens e identidades.

A dinâmica é similar à da cacheta: inicialmente com sete cartas na mão, os jogadores têm de investigar com quem estão os outros integrantes de uma família que querem completar. A cada rodada, a brincadeira é tentar “roubar” algum membro de seus oponentes, até a conclusão do objetivo final: reunir o maior número de grupos completos.

Rec. a partir de 6 anos. catarse.me/jogo7familias.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 28 de abril de 2021, edição nº 2735

Continua após a publicidade
Publicidade