Imagem Blog

CASACOR Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

Casas de luxo contemporâneas: conheça as mais lindas feitas no Brasil

O conceito de moradias de luxo mudou para tudo aquilo que traz boas experiências e aconchego. Entenda!

Por Yeska Coelho/CASACOR
15 jun 2021, 10h00
Casa Trancoso - Projeto: Roberto Migotto.
Casa Trancoso – Projeto: Roberto Migotto. (Tuca Reines/Veja SP)

O conceito de casas de luxo foi evoluindo ao longo dos anos. Se antes o que era considerado “luxuoso” eram grandes mansões com decoração extravagante, hoje em dia, as moradias mais requintadas são aquelas que oferecem espaços confortáveis, bonitos e principalmente com tecnologia aliando nas ações sustentáveis para uma construção mais verde.

Por essa razão, quando pensamos em casas de luxo modernas o conceito está muito relacionado à construções sustentáveis aliado a bons design de interiores. Na arquitetura brasileira, alguns nomes se destacam com esse tipo de construção, muitos deles, inclusive, já marcaram presença e fazem história no CASACOR.
Essa mudança que permeia as características do novo luxo vão ao encontro de hábitos novos que as pessoas estão buscando, especialmente uma nova geração, que está mais conectada e também valorizando experiências acima de tudo.

Isso significa que as grandes mansões luxuosas perderam espaço para ambientes compactos e funcionais; estilos extravagantes à uma decoração minimalista. E assim por diante!

O novo luxo remete-se a tudo aquilo que conecta esse novo público à natureza, à tecnologia e à imersões desejáveis. Moradias únicas, com designs inovadores é o que transcende e emociona quando o assunto são casas de luxo modernas.

Casa de campo - Projeto João Armentano.
Casa de campo – Projeto João Armentano. (Divulgação/Veja SP)

A seguir, conheça alguns aspectos que definem as casas de luxo, quais são as vantagens, características principais e alguns lindos projetos para se inspirar (e alguns, até mesmo, são opções de hospedagem para o pós-pandemia).

Decoração de casas de luxo modernas

Apartamento Central Park - Projeto Sig Bergamin.
Apartamento Central Park – Projeto Sig Bergamin. (Divulgação/Veja SP)

Ainda quando pensamos em casas de luxo, é comum fazer uma associação com projetos muito extravagantes. Casas com piscinas, jardins enormes, e amplos espaços com uma atmosfera retrô podem permear nos pensamentos, mas o que de fato é importante ao fazer a decoração de casas de luxo?

Continua após a publicidade
Casa em São Paulo - Projeto Fernanda Marques.
Casa em São Paulo – Projeto Fernanda Marques. (Filippo Bamberghi/Veja SP)

Hoje em dia, esse conceito citado no parágrafo anterior ficou para trás. O que realmente torna uma casa luxuosa é o quão confortável ela é para os moradores. O aconchego é um pilar importantíssimo, ainda mais considerando as longas rotinas que a vida na cidade e o mercado de trabalho proporcionam.

Casa Cigarra - Projeto FGMG Arquitetura.
Casa Cigarra – Projeto FGMG Arquitetura. (Pedro Mascaro/Veja SP)

As decorações em casas de luxo são aquelas que contam com boa circulação e oferecem praticidade na rotina dos moradores. Um exemplo de técnica muito aplicada em ambientes do novo luxo, e que antes era atribuída a ambientes simples e pequenos são as integrações de ambientes, que permitem uma distribuição mais fluida e democrática do espaço – e de quebra, permitem um maior contato entre todos os moradores ou visitantes.

Tecnologia como pilar de casas de luxo

A tecnologia veio como uma grande aliada para revolucionar a lógica das casas de luxo. O conceito, no entanto, é diferente de casas inteligentes, que são aquelas que contam com automação residencial para desempenhar tarefas simples do dia a dia (como acender uma luz, colocar música para tocar, regular a temperatura, etc.).

É claro que uma casa de luxo moderna pode ser também inteligente e contar com soluções que tornem a rotina dos moradores mais fácil. Mas na prática, vai muito além!

Syshaus - Projeto: Arthur Casas CASACOR São Paulo 2018  foto: Fillippo Bamberghi
Syshaus – Projeto: Arthur Casas CASACOR São Paulo 2018. (Fillippo Bamberghi/Veja SP)

A tecnologia é uma forma de criar ações que tornem os processos construtivos mais produtivos, de forma que isso se reflita no design e no ambiente, como acontece nas casas modulares, que apresentam um jeito mais ágil de criar uma moradia.

Continua após a publicidade

Os processos construtivos como Steel e Wood Frame, que utilizam a tecnologia para que durante uma obra não sejam produzidos resíduos, é também uma pegada sustentável que marca o novo luxo.

Casa Of – Projeto com tecnologia Steel Frame: Otto Felix.
Casa Of – Projeto com tecnologia Steel Frame: Otto Felix. (Denilson Machado/Veja SP)

A proposta das novas residências de luxo é criar um espaço conectado que ajudem os visitantes ou moradores a se desconectar de um dia cheio de estresse ou mesmo dos próprios celulares.

O Altar Flutuante é um exemplo de construção feita com esse objetivo. Localizada em São Paulo, a casa ganhou destaque e vem recebendo visitantes todos os meses que desejam viver uma experiência em uma residência nada pragmática em contato com a natureza.

Altar Flutuante – Projeto: SysHaus. 
Altar Flutuante – Projeto: SysHaus. (Divulgação/Veja SP)

As metragens dela são reduzidas, mas conta com a marcenaria como aliada e tecnologia de ponta para oferecer internet de qualidade em meio a uma represa. É simplesmente impossível não descrever esse projeto como não sendo uma casa de luxo moderna.

Características de casas de luxo sustentáveis

Minimod Curucaca – Projeto MAPA Arquitetos.
Minimod Curucaca – Projeto MAPA Arquitetos. (Leonardo Finotti/Veja SP)

O novo luxo é marcado por uma grande onda de preocupação com o meio ambiente e maior contato com a natureza. Não é à toa que a tendência de Urban Jungle é destaque em projetos que incorporam as vegetações de forma ativa nos projetos.

Continua após a publicidade
Casa NVD  – Projeto: Arthur Casas.
Casa NVD  – Projeto: Arthur Casas. (Fernando Guerra/Veja SP)

Outra marca registrada de casas de luxo é contar no projeto com um telhado verde – ou seja, uma construção que apoia a tornar o ambiente mais fresco, reduz o uso de ar condicionado e de quebra é feito de maneira 100% sustentável, no topo da casa, preservando a vegetação.

Trata-se de uma cobertura de plantas, que recebe o nome de telhado ecológico, e cada vez mais tem sido considerado para projetos residenciais. A razão de ser atribuídos a casas de luxo é o custo de manutenção dessa técnica inovadora, já que ela é feita por vegetação, e para ser desenvolvida é necessário envolver técnicas de impermeabilização e de plantio que devem ser feitas por um profissional qualificado.

Casa de praia – Projeto David Bastos.
Casa de praia – Projeto David Bastos. (Tuca Reinés/Veja SP)

Uma das maiores características de casas luxo modernas é justamente conseguir criar uma atmosfera mais natural fazendo uso de instalações mais abertas, que integram os espaços internos com os externos para se a natureza seja capaz de fazer parte do todo.

Olho d’água – Paisagismo: Alexandre Furcolin CASACOR São Paulo 2016.
Olho d’água – Paisagismo: Alexandre Furcolin CASACOR São Paulo 2016. (Divulgação/Veja SP)

Lindos projetos de paisagismo também são maneiras luxuosas de trazer beleza, elegância e conforto para a casa – esse último é bastante justificado pelo fato das plantas serem purificadoras de ar.

Por fim – e não menos importante – outro assunto que já é até mais popular, mas que não poderíamos deixar de mencionar, é o uso de placas solares em construções sustentáveis.

Continua após a publicidade

Essas placas poderosas são capazes de fazer o melhor aproveitamento da luz do sol e transformar em energia para os moradores em toda a residência ou escritório (pode ser parcial também).

Veja também:

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.