Imagem Blog

Bom Trabalho Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Dicas de como resolver dilemas profissionais e acelerar sua carreira
Continua após publicidade

Como se dar bem na entrevista de emprego

Muitas vezes, o candidato perde uma ótima oportunidade de trabalho por não ir bem na entrevista de emprego. Anote as dicas abaixo e se prepare para impressionar! Chegue antes do horário marcado e desligue o celular: reunião agendada para 8h30? Esteja lá 8h20, no máximo. Assim você terá tempo para conhecer o ambiente e diminuir a […]

Por sergioluz
Atualizado em 25 fev 2017, 21h44 - Publicado em 7 out 2016, 14h51

boaentrevistaMuitas vezes, o candidato perde uma ótima oportunidade de trabalho por não ir bem na entrevista de emprego. Anote as dicas abaixo e se prepare para impressionar!

Chegue antes do horário marcado e desligue o celular: reunião agendada para 8h30? Esteja lá 8h20, no máximo. Assim você terá tempo para conhecer o ambiente e diminuir a ansiedade, natural nesses momentos.

Esteja preparado: estude o máximo possível sobre a companhia, pesquise na web e fale com pessoas que trabalham lá. Se a entrevista for em uma agência de empregos e o nome da companhia não for revelado,  pesquise sobre o entrevistador com quem falará – idade, histórico escolar e profissional etc. Quanto mais informações coletar, melhor.

Conte sua história em trinta minutos: treine bastante para uma entrevista. Cronometre no relógio para que consiga dividir em três etapas sua história. Use cinco minutos para contar seu histórico pessoal, escolas e faculdades. Mais vinte minutos para falar da sua trajetória nas empresas e cargos pelos quais passou, sempre elencando os fatos mais relevantes em cada passagem Nos cinco minutos finais, explique porquê se sente preparado para um próximo projeto.

Não vista a fantasia de Super-Homem: na tentativa de valorizar o passe, alguns executivos acabam pecando pelo excesso. “Eu salvei a empresa, o recorde de vendas daquele ano foi por minha causa, eu fui o profissional que criou aquele produto etc..”. Por mais que sua participação tenha sido relevante, NINGUÉM FAZ NADA SOZINHO. Falar sobre seus feitos de forma exagerada pode demonstrar insegurança e imaturidade.

Continua após a publicidade

Identifique como poderia ter agido melhor nas experiências passadas: ao citar experiências profissionais anteriores, ressalte os pontos nos quais poderia ter ido melhor e o que aprendeu naquelas experiências. Além disso, evite colocar a culpa 100% na empresa para explicar o motivo de sua saída (meu chefe pegava no meu pé, ninguém gostava de mim porque eu era muito duro, etc…).

Fique atento aos sinais do entrevistador: é fundamental assegurar que o seu papo está interessante. Se perceber desinteresse por parte do interlocutor (olhadas no relógio, bocejos, etc), procure mudar o rumo da conversa. Quem tem a perder é você!

 

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.