12 dicas para você se proteger do sol e da água do mar durante o verão

Chega o verão e logo pensamos em praia, sol e piscina. E, para tudo isso, sabemos que existem uma série de cuidados especiais necessários. No geral, pensamos no básico: protetor solar e hidratante. Mas o perigo pode estar além do sol. A água salgada do mar também oferece riscos à saúde da sua pele. Você sabe […]

Chega o verão e logo pensamos em praia, sol e piscina. E, para tudo isso, sabemos que existem uma série de cuidados especiais necessários. No geral, pensamos no básico: protetor solar e hidratante. Mas o perigo pode estar além do sol. A água salgada do mar também oferece riscos à saúde da sua pele. Você sabe como se proteger?

+ Fernanda Tavares estrela campanha ‘O Câncer de Mama no Alvo da Moda’

Segundo Claudia Marçal, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, mesmo com altas concentrações de FPS contra raios ultravioleta, o proteotr é ineficiente contra os raios infrared, que atingem a derme mais profunda. “Isso diminui a elasticidade e piora o aspecto geral, além de ter maior potencial de cancerização.” Confira doze dicas para você se proteger melhor nesta temporada:

Um FPS alto não vai necessariamente te proteger
A intensidade dos raios solares não leva em conta só a vermelhidão da pele, mas também a radiação e a intensidade do sol. Por exemplo, um fotoprotetor com FPS 15 protege a pele do eritema por até duas horas. Mas esse mito de levar em consideração só a vermelhidão caiu. Invista em produtos que contenham filtros físicos bloqueadores.

Sabe aquela base com cor? Sim, ela te protege
A cor hoje é o que mais protege contra a luz visível, segundo a dermatologista. “Filtros de alta cobertura, com base e cor fazem parte dos últimos lançamentos em fotoproteção. A cor serve como uma barreira. Quando minhas pacientes terminam de fazer um procedimento, peço para usarem filtro solar com cor porque isso vai formar uma barreira física à luz visível”.

Proteja-se até da luz do escritório
Mesmo não sendo um conceito novo, é necessário lembrar que a luz visível continua sendo um perigo. A médio e longo prazos, a fotoexposição provoca quadro de eritema e estímulo da melanogênese, resultando em manchas. “Pessoas com tendência ao melasma não podem se descuidar, devem usar algum tipo de ativo que combata a ação danosa do infrared.”

Os malefícios do fotoenvelhecimento
Quem abusa do sol sem proteção sofre mais com a formação precoce de rugas, manchas, mudança na textura da pele, angiogenese (formação de novos vasos) e flacidez, que tem grande relação com o UVA e os raios vermelhos.

Fotoproteção com antioxidantes
Os filtros solares mais modernos possuem elementos multifuncionais. Além dos ativos de proteção, o protetor solar deve conter ativos com ação antioxidante para imediatamente reparar o processo inflamatório formado pela exposição ao sol. “Nos ambientes onde há muita poluição ambiental, há a necessidade de complementar a fotoproteção com antioxidantes como as vitaminas E, C, A, B3, o resveratrol, o ácido elágico da romã e o extrato de blueberry.”

Os lábios precisam de proteção
Assim como as orelhas e os pés, eles também precisam de fotoproteção. Abuse dos balms labiais com FPS.

Cosmetóloga, farmacêutica e consultora técnica da Biotec Dermocosméticos, Mika Yamaguchi responde questões sobre a água do mar e como devemos nos proteger:

Como a pele reage em contato com a água salgada?
Aqui, o problema é a quantidade exagerada de sais, principalmente o cloreto de sódio (o sal de cozinha). Quando a água salgada entra em contato com a pele, ocorre uma desidratação. A molécula do sal tem a capacidade de reter água do organismo, ocasionando a desidratação e consequentemente o ressecamento, dando aspecto de envelhecimento.

Como proteger a pele da água salgada do mar?
Devemos pensar em manter a pele hidratada. Apesar de alguns benefícios, a água do mar pode ser uma grande vilã, principalmente nesta época do ano.

É preciso tomar banho sempre que sair do mar?
Sempre que possível, pois devemos retirar a água salgada do corpo. Devido à alta concentração de sal, é possível resultar em problemas de pele.

Além do protetor, é indicado passar algum produto antes de aproveitar o sol? E depois?
Leve uma bombinha de água hidratante, com ativos que possam promover proteção à pele, ou creme hidratante com produtos vegetais, silício orgânico e antioxidantes a exemplo de ascorbosilane C. Use produtos hipoalergênicos de modo que não causem obstrução dos poros, para que assim possamos ficar realmente protegidos.

A cada banho de mar, retire a umidade e o sal da pele com uma ducha. Os cabelos também precisam de atenção: na hora do banho, higienize e condicione com produtos com ativos recuperadores como repair age, que aumenta o diâmetro do fio e ajuda na reparação dos danos da fotoexposição.

Sem os cuidados necessários, o que pode acontecer com a pele?
Os primeiros sintomas são desidratação e ressecamento, ou seja, o sal tem a capacidade de retirar toda a camada de proteção da pele, favorecendo o ressecamento, a queimadura solar e o envelhecimento.

Sair da água salgada e tomar sol prejudica a pele?
Sim. Pois, sem proteção, a pele ficará suscetível às possíveis agressões do sol, como queimaduras. Por este motivo, não devemos nos esquecer de sempre passar um protetor solar antes mesmo de entrar na água.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s