Yan Carpenter viraliza com fotografia de desigualdade social na pandemia
A imagem Avião do Trabalhador (2020) mostra pessoas que não tiveram a opção de fazer home office amontoadas em um ônibus
O carioca Yan Carpenter (@yanncarpenter), de 26 anos, adotou recentemente São Paulo como sua casa e desponta como um nome a ser acompanhado na cena jovem da fotografia. Ele viralizou com a foto Avião do Trabalhador (2020). Nela, pessoas que não tiveram a opção de fazer home office na pandemia estão amontoadas em um ônibus do Rio. “Às vezes me sinto estranho com a circulação dessa imagem. Fiz algo óbvio considerando a realidade do país, mas as pessoas ainda olham para essa cena como se fosse uma novidade”, reflete o artista, que começou a fotografar em 2015.
+Assine a Vejinha a partir de 5,90 (em promoção)
Sua produção aborda, entre outros pontos, a desigualdade social e seus desdobramentos em questões de moradia, transporte e concepção de beleza. Seu début por aqui, com apoio da colecionadora Carol Maluf Civita, ocorreu em uma pequena mostra no restaurante A Figueira Rubaiyat, onde também havia fotografias feitas na Avenida Paulista e na Rua 25 de Março, todas deste ano. Bons ventos em terras paulistanas, Yan.
Publicado em VEJA São Paulo de 4 de novembro de 2020, edição nº 2711.