Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Museu da Língua Portuguesa está em fase final de reconstrução

Previsão da Secretaria da Cultura é que reabertura aconteça no primeiro semestre de 2020

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 fev 2020, 13h45 - Publicado em 16 set 2019, 18h59

O Museu da Língua Portuguesa está na fase final de sua reconstrução quase quatro anos depois de ser destruído por um incêndio. Após a troca de sua cobertura e a restauração de fachadas e esquadrias, a instituição ganha um novo projeto curatorial e expográfico, além de ter seus ambientes internos adaptados.

De acordo com Larissa Graça, gerente de projetos da Fundação Roberto Marinho que, junto ao Governo de São Paulo, toca a reconstrução, o primeiro pavimento do museu continuará dedicado a exposições temporárias. O que muda é o esquema de iluminação, que não poderá ser adaptado a cada projeto. Desta forma, será oferecido aos produtores duas grades fixas. Uma, com lâmpadas LED. Outra, onde deverão ser acopladas luminárias.

O segundo e o terceiro pavimento continuarão a abrigar a mostra permanente, que manterá seu dna e terá instalações interativas e imersivas. “Mas vale dizer que a tecnologia está a serviço do conteúdo, não o contrário”, ressalta Larissa. Entre as peças que terão o mesmo formato que antes do incêndio, estão a Linha do Tempo, tela com história da língua portuguesa distribuída pelo três pisos da instituição, e a Praça da Língua, na cobertura.

Continua após a publicidade

Não há o valor detalhado para essa etapa da reconstrução do museu. O projeto completo custou 80 milhões de reais, a serem pagos pela companhia energética EDP, patrocinadora máster, junto ao Grupo Globo, Grupo Itaú, Sabesp e a Fundação Calouste Gulbekian. Também não há ainda uma data para inauguração, mas a Secretaria de Estado da Cultura prevê que seja no primeiro semestre de 2020.

+ PODCAST #SPSONHA: Raul Juste Lores entrevista o prefeito Bruno Covas

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.