Kobra é eleito personalidade do ano em Nova York
Artista paulistano tem dezenove murais na cidade americana. O último tem como personagem Jean-Michel Basquiat
O artista Eduardo Kobra foi eleito uma das personalidades de 2018 pelo guia cultural Time Out. No mesmo ranking, está também o comediante Hasan Minhaj, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez e a cantora Yaeji.
A publicação disse que Nova York se tornou mais vibrante com os murais do paulistano, que ao todo, tem dezenove obras na cidade americana. Os trabalhos mais conhecidos têm personagens, como Michael Jackson, Madre Teresa de Calcutá e Mahatma Gandhi.
“A Time Out falou em alguns momentos sobre meu trabalho, mas não esperava fazer parte da lista. É muito gratificante, porque é uma publicação importante da área artística em Nova York”, afirmou Kobra à VEJA SP.
O artista passou cinco meses na cidade em 2018, de julho a novembro. Sua base ficava na esquina da 7ª Avenida, perto da Times Square, o que facilitou sua conexão com a cidade.
“A base do meu trabalho é o respeito. Antes de chegar, eu faço uma pesquisa sobre o lugar e sobre a arte pública ali existente. Só depois vou para o muro. Pintar é a parte mais fácil”, explica sobre seu processo.
Apesar do crescente reconhecimento internacional, Kobra afirma que os planos para 2019 ainda estão aberto. “Pintei em mais de 15 países, estou agora avaliando convites. Pintar é fácil, mas o deslocamento não, gera muito desgaste.”