Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

Fotógrafo Ricardo Luis clica vizinhos no centro durante a quarentena

Projeto retrata o isolamento social nos arredores da rua Dona Maria Paula, no bairro da Bela Vista

Por Tatiane de Assis Atualizado em 21 Maio 2020, 20h26 - Publicado em 21 Maio 2020, 19h28

O professor de arquitetura e fotógrafo Ricardo Luis é o autor da série Das Coisas Que São Vistas Em Isolamento, produzida durante o período de quarentena na cidade de São Paulo.

Ele tinha como primeira ideia registrar as ruas vazias, mas teve que mudar o rumo devido à adesão ao isolamento social abaixo do esperado, cerca de 51% na capital segundo dados divulgados pelo governo estadual.

“Mudei o foco, porque as vias continuam cheias por aqui”, afirma ele, que mora em um apartamento no prédio Viadutos, que tem uma das faces na rua Dona Maria Paula, no bairro da Bela Vista.

Das Coisas Que São Vistas Em Isolamento
De olho na rua: projeto Das Coisas Que São Vistas Em Isolamento Ricardo Luis/Divulgação

 

Muitas das 172 fotografias feitas trazem vizinhos de Ricardo tomando sol ou olhando pelas janelas em busca de distração. “Não tenho uma rotina de produção, às vezes faço 50 registros, às vezes nenhum”, afirma o catarinense, que há 16 anos adotou São Paulo como sua casa.

Na plataforma onde Ricardo hospedou o projeto há ainda espaço para surpresas. Um pontinho no céu no centro do panorama da região chama atenção dos internautas. Nada mais é que um helicóptero ele conseguiu fotografar.

Das Coisas Que São Vistas Em Isolamento
Um pouquinho de Sol: projeto Das Coisas Que São Vistas Em Isolamento Ricardo Luis/Divulgação

Para quem quiser guardar as cenas de isolamento, o fotógrafo dá a opção de comprar das fotografias no formato postal. Quem quiser uma impressão fine art, também pode negociar com ele o tamanho.  “Isolado na minha casa, olho para fora, para o isolamento dos outros”, explica o fotógrafo.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade