Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

Felice Varini faz intervenção artística em palacete no Higienópolis

Artista suiço radicado em Paris ocupa espaços do Instituto Artium, no bairro do Higienópolis, Zona Oeste

Por Tatiane de Assis Atualizado em 18 nov 2021, 22h26 - Publicado em 19 nov 2021, 06h00

Felice Varini produziu quatro instalações no palacete que o Instituto Artium ocupa em Higienópolis e que até os anos 80 foi o escritório do governo do Japão em São Paulo.

A “promessa” do trabalho é que à medida que o visitante se mova pelo espaço, as formas vistas inicialmente nas paredes se aglutinem e revelem uma nova figura. Isso acontece? Sim, principalmente se você tiver paciência e um celular para registrar o feito, que, logo que se concretiza, parece vazio.

Sobre uma outra mirada ao prédio, proporcionada pelas intervenções, outro vácuo. A arquitetura engole a instalação de tal modo que quem vê de fora os elementos vermelhos na fachada nota essa diferença e ponto. O espectador não enxerga além de um prédio associado a um passado de opulência.

Instituto Artium. Rua Piauí, 874, Higienópolis, ☎ 3660-0130. Terça a domingo, 9h às 18h. Grátis. Até 25 de janeiro de 2022. Agendar em: tinyurl.com/8rwwmbpz. 

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 24 de novembro de 2021, edição nº 2765

Continua após a publicidade

Publicidade