Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Conta do MAC USP não foi hackeada; entenda o caso

Postagens com imagens de Britney Spears e Gretchen foram feitas, com autorização, por um artista, que até agora se manteve anônimo

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 Maio 2021, 14h11 - Publicado em 6 Maio 2021, 13h25

Na última quinta (5), o perfil do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) no Instagram foi tomado por um montagem em nove quadros onde apareciam as imagens da famosa escultura da Vênus de Willendorf e do cantor Michael Jackson (1958-2009). A postagem destoava do ar sisudo da comunicação adotada pela instituição, o que gerou comentários de que a conta havia sido invadida por hackers. Hoje (6), VEJA SÃO PAULO conversou com o artista responsável pelo projeto, o qual se manteve anônimo até agora. Trata-se do paulista Gustavo Von Ha, de 43 anos. 

“Participo de uma exposição no MAC chamada Lugar Comum. Ela ia abrir semana passada, foi adiada para setembro, mas eu mantive o que ia fazer.  A minha parte era uma infiltração no Instagram do museu, pensando em imagens da nossa época que já viraram clássicos. Daí vem as postagens com a Britney, Gretchen e Nazaré Tedesco”, explica Von Ha, que levou um susto com a repercussão gerada: “Criou um ruído enorme, que gerou uma espécie de realidade paralela. As pessoas achavam que a conta tinha sido hackeada, muitas instituições entraram em contato com o MAC para ver se estava tudo bem.”

O estranhamento em relação ao trabalho de Von Ha suscita questões sobre os limites do que se diz arte. Antes da autoria ser revelada, suas postagens eram questionadas, considerando que tipo de objetos normalmente ocupam os museus, os quais não têm muitas vezes relação com a cultura pop. Depois da autoria revelada, a ação ganha outro status, porque foi feita por um artista. “O museu é um lugar de legitimação da arte, o que eu quero é esticar a corda, saber até a onde isso vai. Se eu me nego a devolver a senha do Instagram deles, o que acontece? Deixo de ser artista e viro um criminoso?”, provoca Von Ha.

As postagens de Von Ha no Instagram do MAC USP não têm data para terminar. “Vai depender do que rolar. Se eles não me tiraram o acesso, devo continuar”, brinca o artista, que na exposição de setembro da mostra, ganha um espaço, onde haverá um QR Code. Por meio dele, as pessoas poderão ver a intervenção que ele fez nas redes sociais.

Obrigada pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para conferir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.