Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Cinco artistas para você conhecer melhor

Mapeamento breve com nomes do cenário brasileiro contemporâneo

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 abr 2020, 12h41 - Publicado em 3 abr 2020, 06h00

Todos artistas integrantes do cenário contemporâneo paulistano, Eduardo Ver, Pegge, Igi Lola Ayedun, Enivo e Bruno Novelli têm, em comum, pesquisas com desdobramentos pouco previsíveis. Eles surpreendem o público tanto nas questões tratadas e linguagens escolhidas quanto nos suportes eleitos.

As diferenças entre eles — sim, é importante falar delas — aparecem nas posturas que cada um tem diante de sua produção. Entre as abordagens há caminhos de autoconhecimento, descontração, ligação com a espiritualidade e a família.

EDUARDO VER

O xilogravurista mantém dois ateliês, um no distrito de Guaianases e o outro no bairro de Artur Alvim, ambos na Zona Leste de são paulo. “Conheci a umbanda em 2003. Desde então tenho colocado nos desenhos o que aprendo no terreiro”, afirma Ver, autor de Obaluaiê, O Velho Omolu (abaixo; 2018). Ele se apaixonou pela gravura em madeira ao visitar na pinacoteca, em 2004, uma mostra do pernambucano Samico, morto em 2013. sobre o tipo de madeira que utiliza, o artista explica: “prefiro as mais duras, como o cedro e o roxinho. Consigo fazer detalhes, e elas também não lascam”.

Eduardo Ver Xilogravura
Obaluaiê, O Velho Omolu (2018): xilogravura de Eduardo Ver (Eduardo Ver/Divulgação)

IGI LOLA AYEDUN

As tranças azuis da artista, de 29 anos, dão pistas sobre sua biografia. “Nasci com uma série de complicações. Minha mãe, que é do candomblé, me levou ainda bebê para fazer a iniciação. No ritual, eles usaram o wáji, que é um pó azul”, relembra Igi Lola. “Quando cresci, esqueci disso, mas foi o azul a primeira cor que conheci”, acrescenta ela, que nasceu no Brás. Antes de investigar as nuances da memória do matiz, Igi Lola já as utilizava em telas, como em Transição (abaixo; 2019), feita com acrílico, guache e pigmento índigo. se a escolha foi coincidência ou intuição, é inútil dizer. Melhor é observar também as formas, que remetem a rochas na composição.

Continua após a publicidade
Transição (2019): obra de Igi Lola Ayedun
Transição (2019): obra de Igi Lola Ayedun (Igi Lola Ayedun/Divulgação)

PEGGE

As sílabas iniciais de Pedro Geraldo de Souza, de 22 anos, deram origem ao seu apelido na escola e mais tarde à sua persona artística. Essa referência ao entorno afetivo é também uma das marcas do trabalho de Pegge. Na tela Ascensão (abaixo; 2019), pinta o amigo Pablo. “Ele é co- mo uma rosa que floresce na quebrada, entrou na faculdade e toca seu trampo como produtor musical”, explica o paulistano, que, em 2019, voltou a produzir em seu ateliê na casa da mãe, em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da capital. “Se antes pintava meus amigos e familiares, agora eles são como canais para eu acessar outros personagens”, acrescenta.

Ascensão (abaixo; 2019): pintura de Pegge
Ascensão (abaixo; 2019): pintura de Pegge (Tché Ruggi/Veja SP)

 

ENIVO

“Mesmo tendo feito muita coisa na rua, eu tinha um pensamento acadêmico. Reto- mar o uso do spray, agora na tela, é uma forma de me aceitar”, explica Enivo, artista nasci- do no Grajaú e que não foge à experimentação. Nos muros da cidade, ele é conhecido pelo personagem Nikimba, com o rosto delineado por um contorno esfumaçado. No ateliê, por muito tempo produziu obras com personagens longilíneos, com o queixo protuberante. Em É Nóis (abaixo; 2019), no entanto, o protagonista é o cantor Edgar, em uma cena que remete a uma foto de Alberto Rocha em cenário de Juliana Grott. O uso do pastel dá outra textura ao trabalho, que abraça o ruído.

É Nóis (abaixo; 2019)
É Nóis (abaixo; 2019): trabalho de Enivo (Enivo/Divulgação)

BRUNO NOVELLI

Geometria e espécies vegetais se encontram em Pedra Aflora (abaixo; 2014), tela do artista Bruno Novelli, que tem nas cores tropicais um dos pilares de sua produção. Outra característica é uma certa despretensão. O peso da tradição da pintura ganha assim toques de ironia e irreverência. As camadas que emergem por meio de ranhuras quebram, por sua vez, a verossimilhança. Nessas brechas, escorre então sua psicodelia. “No processo de produção, eu me valho de camadas, o que cria certo sentido de mascaramento”, detalha o artista, de 40 anos, que nasceu em Fortaleza (CE), foi criado em Porto Alegre (RS) e hoje vive na cidade de São Paulo.

Pedra Aflora (2014): obra de Bruno Novelli
Pedra Aflora (2014): obra de Bruno Novelli (Samuel Esteves/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.