The Insides Are on The Outside/O Interior está no Exterior
Resenha por Livia Deodato
Assim que se entra na sala da Casa de Vidro, a primeira percepção é de um forte cheiro de café. Na vitrola, um disco toca uma agradável música instrumental. Ouve-se, então, uma voz masculina, que ordena em italiano: “Lina, va fare un caffè!”. A impressão que se tem é de que a arquiteta Lina Bo Bardi, moradora daquele imóvel até a sua morte, em 1992, vai trazer uma bandeja para servir os visitantes. Essa obra sensitiva de Cildo Meireles, Pietro Bo (2012/2013), sobressai na mostra, em cartaz onde hoje funciona o Instituto Bardi. O curador Hans Ulrich Obrist convidou 34 artistas e arquitetos nacionais (Waltercio Caldas, Paulo Mendes da Rocha e outros) e estrangeiros (como Olafur Eliasson e Sarah Morris) para produzir obras inéditas para o projeto. Ali, elas se misturam ao mobiliário original da residência, sem uma diferenciação entre casa e museu. Algumas peças estão em exibição no Sesc Pompeia. De 05/04/2013 a 30/05/2013.
Patrimônio da cidade: projetada pela própria Lina, a Casa de vidro foi erguida em 1950 e tombada 37 anos depois.