Teatro Nosso de Cada Dia
- Direção: Celso Frateschi
- Duração: 80 minutos
- Recomendação: 14 anos
Resenha por Dirceu Alves Jr.



Um diálogo entre a cidade e os moradores é a proposta inicial desenvolvida pelo drama que reabre o Ágora Teatro, na Bela Vista. Explicitamente associado a São Paulo, o roteiro baseado em criação coletiva foi finalizado pelo diretor Celso Frateschi e surpreende por não ficar restrito ao cotidiano dos paulistanos. Pode ser facilmente comparado ao do de qualquer metrópole. As dezoito cenas nasceram de flagrantes ocorridos em táxis, pontos de ônibus e até numa agência funerária e podem ser classificadas como exemplares do teatro de mensagem. Não aquele que se limita a fazer o público refletir sobre o que viu, mas também pode influenciar em suas ações coletivas.
Diante da ambiciosa proposta, o espetáculo ganha importância por transitar por diversos gêneros. As situações passam pela perspectiva social, pelo intimismo e até pelo tragicômico. Algumas delas, como a do casal em fase de separação, fracassa na tentativa de ampliar demais o leque de temas, mas minimiza o tom político aflorado. O quadro protagonizado pela servente de uma escola – com as atrizes Belize Pinheiro, Daniela Theller e Fernanda Hartmann revezando-se no papel – é o melhor. Tem consistência dramatúrgica, é bem interpretado e apresenta uma encenação desafiadora. Também merecem atenção o diálogo ambientado em uma funerária em que uma mulher (vivida por Daniela Theller) procura organizar o próprio velório e a cena narrada por Fábio Takeo – como se fosse um locutor esportivo – sobre o estresse no trânsito. No elenco ainda aparecem Francisco Wagner, Teca Pinkovai e Celso Frateschi em participações pequenas e pontuais. Estreou em 20/9/2013. Até 10/11/2013.