1/25 Coração de rei: eleito o Atleta do Século, Pelé dedicou muito suor à seleção brasileira, como mostra o registro de Luiz Paulo Machado feito no início da década de 70, no Maracanã. “Ainda hoje há quem me pergunte se não foi Photoshop”, conta Sérgio Xavier, diretor de redação da PLACAR. “Sempre tenho de explicar que isso nem existia naquela época” (Luiz Paulo Machado)
2/25 Abraço em preto e branco: publicada em junho de 2009, esta foto de Alexandre Battibugli mostra o jogador Diego Souza sendo abraçado pelo lateral Armero, após um gol do Palmeiras contra a LDU, pela Copa Libertadores. O contraste dos braços negros do colombiano em torno do corpo do meia sintetiza a emoção que toma conta do campo sempre que as redes adversárias balançam (Alexandre Battibugli)
3/25 Uma árvore no meio do caminho: além dos atletas do time adversário, quem joga neste campo de várzea no Brás tem a dura missão de driblar um alecrim-de-campinas. Isso mesmo. A árvore está ali, tal qual um volante, plantada próximo ao meio-campo. A foto de Alexandre Battibugli rodou o mundo e virou símbolo da paixão brasileira pelo futebol (Alexandre Battibugli)
4/25 Uma foto, dois craques: o Brasil perdia de 2 a 1 para a Itália e precisava empatar para garantir a vaga na semifinal da Copa de 1982. Foi quando o meia Falcão, aos 22 minutos do segundo tempo, acertou uma bomba na meta do goleiro Dino Zoff. Um dos maiores fotógrafos de futebol que o Brasil já teve, J.B. Scalco captou toda a vibração do momento. Mas o sonho durou pouco. Aos 29 minutos, Paolo Rossi marcou seu terceiro gol na partida e selou a eliminação do Brasil. Scalco morreria dez meses depois, aos 32 anos (J.B. Scalco)
5/25 O goleiro sem cabeça: enquanto seus companheiros cobravam os pênaltis na partida contra o Botafogo pela semifinal da Copa do Brasil de 2008, o arqueiro Felipe se escondia. Renato Pizzutto flagrou o momento em que ele sofria, sozinho. Na última cobrança do adversário, no entanto, Felipe apareceu. E como. Defendeu o chute de Zé Carlos e garantiu o Timão na final (Renato Pizzutto)
6/25 Inversão de papéis: que jogador nunca teve vontade de virar para o juiz e sacar um cartão amarelo? Nesta foto de Alexandre Battibugli, de 1997, o atacante Adil, do Criciúma, parece advertir o árbitro. Mas a história não foi bem assim. Na verdade, ele apenas devolveu o cartão que havia caído sobre o gramado (Alexandre Battibugli)
7/25 Ao tentar dar um salto mortal após seu gol contra o Internacional, na final do Campeonato Gaúcho de 1977, o atacante gremista André Catimba sentiu um estiramento na perna e ficou como que paralisado, em pleno ar (Olívio Lamas)
8/25(Veja São Paulo)
9/25(Veja São Paulo)
10/25(Veja São Paulo)
11/25(Veja São Paulo)
12/25(Veja São Paulo)
13/25(Reprodução)
14/25(Veja São Paulo)
15/25(Veja São Paulo)
16/25(Reprodução)
17/25(Reprodução)
18/25(Veja São Paulo)
19/25(Veja São Paulo)
20/25(Reprodução)
21/25(Reprodução)
22/25(Veja São Paulo)
23/25(Veja São Paulo)
24/25(Reprodução)
25/25(Reprodução)
Publicada pela Editora Abril, a revista PLACAR
comemora quarenta anos com uma exposição
de suas melhores fotografias. Cenas emblemáticas
da história das Copas do Mundo sobressaem
na mostra. Há ainda registros de craques
do futebol brasileiro, além de vídeos, infográficos com as mudanças no esporte ao longo dos
anos, um painel de capas famosas da PLACAR
e algumas raridades, a exemplo de camisas utilizadas
por Zico, Ronaldo e Rivellino. Também
em cartaz na Faap: ✪✪ Visita da Família Real
Belga ao Brasil — 1920 (fotografias). De 02/06/2010 a 18/07/2010.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Para assinantes da cidade de São Paulo
a partir de 49,90/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.