Panoramas: A Paisagem Brasileira no Acervo do Instituto Moreira Salles
Resenha por Jonas Lopes:
O processo de urbanização
ao longo de 100 anos e a beleza natural
do país são os principais temas da
mostra, que reúne 280 trabalhos pertencentes à
coleção do IMS e datados de 1820 a 1920. A
montagem é um destaque em si. Foi reconstituída
cenograficamente, por exemplo, uma rotunda.
Essa construção cilíndrica, bastante popular
nas cidades europeias durante a virada do século
XVIII para o XIX, possibilita a exibição de
imagens em forma de grandes panoramas. Os
estrangeiros viajantes marcam o início da seleção.
Johann Moritz Rugendas e Carl Friedrich
von Martius, ambos alemães, além do inglês
Charles Landseer, foram pioneiros ao retratar o
país. Suas aquarelas e gravuras, por servirem
em primeiro lugar para ilustrar livros, possuíam
forte elemento iconográfico, mais com o intuito
de documentar do que de proporcionar prazer
estético ao espectador. Com a virada para a modernidade, a industrialização abre novos caminhos.
E essa transição pode ser observada, em
particular, nas transformações sofridas pela capital
paulista entre as fotografias de Militão
Augusto de Azevedo e as de Guilherme Gaensly,
quando a cidade começa a ganhar a cara
pela qual costuma ser reconhecida até nossos
dias. De 01/04/2012 a 17/06/2012.