Avatar do usuário logado
Usuário

Op Art – Ilusões do Olhar

Resenha por Laura Ming

Ser atraído por imagens que parecem saltar do plano, listras em um rodamoinho sem fim e pelo reflexo multiplicado incontáveis vezes é um dos baratos desta exposição em cartaz no Museu da Casa Brasileira. Estáticas, as obras alcançam o efeito que engana o olhar por meio da repetição de formas e contrastes de cores. O estilo, popularizado na década de 60 após uma exposição no MoMA, em Nova York, ficou conhecido como optical art, ou apenas op art. Estão ali exemplares de artistas brasileiros e internacionais que se dedicaram a essa possibilidade, caso de Abraham Palatnik, Lygia Clark e Julio Le Parc. Entre os trabalhos mais sedutores para os visitantes aparecem as telas cheias de espelhos produzidas pelo santista Ubi Bava. A abrangente seleção de oitenta itens ainda traz trabalhos de design que criam um cenário psicodélico ao exibir uma padronagem repetitiva em poltronas, abajures e relógios de parede e uma sala dedicada à moda. No espaço podem ser vistas belas peças de vestuário, além de projeções de desfiles de marcas que se inspiraram na op art, a exemplo de Givenchy, Louis Vuitton e Mark Jacobs. De 16/4/2015. Até 31/5/2015.

TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Círculo dos Antiquários: Luiz Louro, Christian Heymès, Paulo Kfouri, Silvia Souza Aranha e Ruth GriecoNathalia Paulino, CEO Maison Aura
Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de R$ 39,99/mês