O Palácio Francês
![153741.jpeg](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/153741.jpeg)
- Direção: Bertrand Tavernier
- Duração: 113 minutos
- Recomendação: 12 anos
- País: França
- Ano: 2013
Resenha por Miguel Barbieri Jr.
![O Palácio Francês: pôster do filme O Palácio Francês: pôster do filme](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/153741.jpeg?quality=70&strip=info&w=450&w=636)
![O Palácio Francês: Vlaminck e o ministro, discursos e burocracia O Palácio Francês: Vlaminck e o ministro, discursos e burocracia](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/21045365_20130930181908197.jpeg?quality=70&strip=info&w=800&w=636)
![O Palácio Francês: Arthur Vlaminck (Raphaël Personnaz) será responsável por elaborar o discurso do ministro O Palácio Francês: Arthur Vlaminck (Raphaël Personnaz) será responsável por elaborar o discurso do ministro](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/21045355_2013093018184704.jpeg?quality=70&strip=info&w=800&w=636)
![O Palácio Francês: os atores Raphaël Personnaz e Julie Gayet O Palácio Francês: os atores Raphaël Personnaz e Julie Gayet](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/21045361_20130930181848321.jpeg?quality=70&strip=info&w=800&w=636)
![O Palácio Francês: Thierry Lhermitte O Palácio Francês: Thierry Lhermitte](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/08-jpg1.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
Rara incursão no humor do diretor francês Bertrand Tavernier (de Por Volta da Meia-Noite), esta comédia foi extraída da própria experiência do roteirista Abel Lanzac ao trabalhar com o primeiro-ministro da França Dominique de Villepin (2005-2007). Na trama, o personagem de Lanzac é Arthur Vlaminck (Raphaël Personnaz), um jovem diplomata de esquerda que passa a ter uma grande responsabilidade: redigir os discursos do ministro das Relações Exteriores (Thierry Lhermitte). O novo emprego, porém, vai mostrar ao protagonista como funcionam os bastidores da política francesa. De mão em mão, Vlaminck depara com burocratas sem nada a fazer e interferências de assessores em sua redação final. O ritmo ágil dos diálogos não deixa a narrativa em estado cômodo. Mas o roteiro concentra-se basicamente numa única situação, que se torna repetitiva ao ser esticada. Estreou em 17/4/2014.