Museu Afro Brasil – Dia da Consciência Negra
No Dia da Consciência Negra, o Museu Afro Brasil tem programação especial para o público. As comemorações começam três dias antes, dia 17, com o recital Poemas Negros, de Jorge de Lima, e a abertura da exposição Breves Notícias: Abigail Moura e Orquestra Afro-Brasileira. Na quinta (20), tem exibição de filme, contação de histórias, apresentações de música e outras atrações. Confira:
Programação
10h e 13h - Grupo Vana Kembo: formado por cinco congoleses, os músicas agitam a plateia com instrumentos de percussão típicos de seu país.
10h - Lançamento do livro Do Outro Lado: registro de viagem do fotógrafo Cesar Fraga e do jornalista e historiador Maurício Barros de Castro, por nove países africanos, percorrendo os lugares de memória do tráfico de escravos para o Brasil.
11h - Show de hip-hop com a americana Toni Blackman: a artista se apresenta acompanhada pela DJ Simone Lasdenas e ainda ministra uma palestra sobre Educação, Resistência e Ativismo.
13h45 - Contação de histórias Aos Pés do Baobá - Histórias Afro-Brasileiras: uma roda de conversas sobre histórias que remetem a diversas formas de resistências e que marcam as identidades de nosso povo, revelando a presença de matrizes africanas na cultura brasileira.
14h e 16h30 - Exibição do filme Besouro: o longa conta a história de vida de Besouro Mangangá, um capoeirista brasileira da década de 1920, a quem eram atribuídos fatos heróicos e lendários.
15h15 - Brincadeiras do Congo: brincadeiras tradicionais congolesas, com canções em kikongo e lingala; depois, todos dançam e cantam ao som do djembé.