Mamma Roma
![mamma-roma-2-jpg.jpeg](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/mamma-roma-2-jpg.jpeg)
- Direção: Pier Paolo Pasolini
- Duração: 106 minutos
- Recomendação: 14 anos
- País: Itália
- Ano: 1962
Resenha por Miguel Barbieri Jr.
![Pôster de Mamma Roma Pôster de Mamma Roma](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/20199084-jpg-r_640_600-b_1_d6d6d6-f_jpg-q_x-xxyxx.jpeg?quality=70&strip=info&w=450&w=636)
![Mamma Roma: Anna Magnani e Ettore Garofolo em conflitos de mão e filho Mamma Roma: Anna Magnani e Ettore Garofolo em conflitos de mão e filho](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/mamma-roma-2-jpg.jpeg?quality=70&strip=info&w=457&w=636)
![Mamma Roma: longa tem direção de Pier Paolo Pasolini Mamma Roma: longa tem direção de Pier Paolo Pasolini](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/mamma2.jpeg?quality=70&strip=info&w=845&w=636)
Em reestreia com cópia restaurada, Mamma Roma é o segundo longa-metragem de Pier Paolo Pasolini (1922-1975), tema também do lançamento Pasolini. Trata-se de um trabalho mais, digamos, “domado” do provocador realizador de Pocilga e Saló ou Os 120 Dias de Sodoma. Numa trama com ecos do neorrealismo italiano, o filme traz à cena a personagem ardorosa de Anna Magnani (ela mesma uma presença sempre exuberante). Ex-prostituta, Mamma Roma leva uma vida comum vendendo frutas na feira. Quando consegue juntar as economias e mudar de apartamento, traz do interior o filho adolescente. Mas Ettore (Ettore Garofolo) não se encaixa nos moldes, agora convencionais, da mãe e prefere a companhia de amigos arruaceiros. Ela, por sua vez, terá outra decepção quando o antigo cafetão ressurge fazendo exigências. A fotografia em preto e branco emoldura um registro de época ambientado em uma Roma em crescente desenvolvimento, embora enraizada em velhos conceitos. Reestreou em 5/11/2015.