Feirinha Gastronômica – Aniversário de São Paulo
- País: Brasil
A Oficina Cultural Oswald de Andrade traz a Feirinha Gastronômica para comemorar os 460 anos da cidade de São Paulo. O evento que acontece todos os domingos, na Praça Benedito Calixto, será feita numa verão especial inspirada no Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade.
Os pratos preparados pelos chefs terão ingredientes nativos do Brasil transformados pelas influências estrangeiras, uma representação de como a cidade devora o mundo. Dez barracas serão montadas com citações do manifesto na área externa do local. As comidinhas custarão entre 5 e 15 reais.
O Acarajé da Barra, por exemplo, será servido de maneira tradicional e também na versão modernista. Com a frase “Tupi, or not tupi that is the question”, o estande da Terroir Brasil terá um sanduíche de pernil ao chutney de abacaxi, queijo brie e geléia de cebola roxa.
Confira abaixo a programação completa:
“Queremos a Revolução Caraíba. Maior que a Revolução Francesa.
A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem.”
Vera Lúcia - Buffet Nordestino
Com sua Macaxeira Rösti, recheada com quatro opções de sabores: a Nordestina de carne seca e queijo muçarela, a Portuguesa com bacalhau em lascas e cebola, a Caipira com ragu de linguiça e milho verde, e a Francesinha de abobrinha com queijo roquefort.
“Índio vestido de governador do Império.”
Carlos Tellez - Projeto Locombia
Com sua churrasqueira na melhor versão moquém prepara a costelinha suína e a bovina ao molho Barbecue abrasileirado e acompanhado de milho ou batata ou banana da terra assados na brasa.
“Contra as religiões de Meridiano.”
Nilcéia - do Acarajé da Barra
Apresenta duas versões do prato que mais representa a antropofagia gastronômica brasileira, o prato ícone da comida de santo e do sincretismo religioso, o tradicional acarajé em duas versões: a original e a modernista.
“Contra todos os importadores de consciência enlatada.”
Milton Saia - do Açaí Tentação
Apresenta o açaí com banana e chantilly, suco de limão com manjericão, mate com rapadura e baunilha, e sorvetes de iogurte grego com maracujá, nutella, entre outros.
“Perguntei a um homem o que era o Direito. Ele me respondeu que era a garantia do exercício da possibilidade. Esse homem chamava-se Galli Matias. Comi-o.”
Ricardo Hatanaka - do O Pico
Trará seus espetinhos de picanha com molho de wasabi, costelinha suína com missô, frango com curry e amendoim, alcatra com molho de yakinico, linguiça de frango com shimeji e queijo coalho com mel.
“Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.”
Rafael Stavale e Camila Crichigno - do Cozinhando a Dois
Irão preparar seu hambúrguer de fraldinha com maionese de cebola rúcula e o sanduba de ossobuco com chips de batata doce e mostarda de wasabi.
“Tupi, or not tupi that is the question.”
Antonio e Denise - da Terroir Brasil
Irão servir um sanduíche de pernil ao chutney de abacaxi, queijo brie e geléia de cebola roxa, e os tradicionais salgadinhos como o bolinho caipira com carne moída, coxinha de galinha e kibe.
“Fizemos Cristo nascer na Bahia. Ou em Belém do Pará.”
Marcos Pompeu - do projeto Papa Xibé
Irá oferecer a cozinha amazônica com arroz de tacacá, filhote grelhado ao leite de castanha do Pará, arroz de jambu, saladinha de couscous marroquino e refogado de caranguejo, e a unha de caranguejo.
“Só não há determinismo onde há mistério. Mas que temos nós com isso?”
Denise Aruquia - da Rir Brigadeiria
Irá preparar brigadeiros que vão dos sabores tradicionais aos mais inusitados como o de açaí, de caipirinha, de tequila, jabuticaba, cupuaçu e de cerveja.
“Acreditar nos sinais, acreditar nos instrumentos e nas estrelas.”
Lia Abbud - do Reino das Queijadinhas
Irá preparar uma das estrelas da doçaria brasileira de cor amarelo sol em textura cremosa, para comer de colher e se lambuzar.