Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras

Resenha por Jonas Lopes

Fundado há cinco décadas, quando o empresário Ciccillo Matarazzo transferiu do MAM uma coleção primorosa, o MAC-USP tem como ponto forte o acervo produzido na Itália. Reunido entre 1946 e 1947, o conjunto ganha um recorte em Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras. As 71 obras não apenas traçam um panorama da genealogia estética do país europeu na primeira metade do século passado, mas também fazem uma relação com a produção brasileira do período. É possível, por exemplo, notar os tons terrosos e rostos angulares de Di Cavalcanti em Mulheres, de Massimo Campligi. Invocação, de Marco Sironi, remete à pegada social de Portinari. Marcam presença na montagem trabalhos de Aldo Bonadei, Guignard, Clóvis Graciano e outros. As joias da seleção, contudo, são duas naturezas-mortas do brilhante colorista Giorgio Morandi, em especial um incrível óleo de 1946. Até 2/3/2014.

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