Certo Agora, Errado Antes
![215046-png-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx.jpeg](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/215046-png-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx.jpeg)
- Direção: Hong Sang-soo
- Duração: 121 minutos
- Recomendação: 12 anos
- País: Coréia do sul
- Ano: 2015
Resenha por Miguel Barbieri Jr.
![Certo Agora, Errado Antes: pôster do filme Certo Agora, Errado Antes: pôster do filme](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/059097-jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx.jpeg?quality=70&strip=info&w=413&w=636)
![Certo Agora, Errado Antes: Kim Min-Hee e Jae-yeong Jeong Certo Agora, Errado Antes: Kim Min-Hee e Jae-yeong Jeong](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/215046-png-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx.jpeg?quality=70&strip=info&w=640&w=636)
![Certo Agora, Errado Antes Certo Agora, Errado Antes](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/272605-jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx.jpeg?quality=70&strip=info&w=640&w=636)
![Certo Agora, Errado Antes: direção de Sang-soo Hong Certo Agora, Errado Antes: direção de Sang-soo Hong](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/273386-jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx.jpeg?quality=70&strip=info&w=640&w=636)
![Certo Agora, Errado Antes: a pintora e o cineasta Certo Agora, Errado Antes: a pintora e o cineasta](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/certo-agora-errado-antes-3-jpg.jpeg?quality=70&strip=info&w=919&w=636)
Seja em Hahaha (2010) ou em A Visitante Francesa (2002), o diretor sul-coreano Hong Sang-soo arranja um jeito de arejar suas histórias com narrativas pouco convencionais. Volta ao criativo estilo, agora mais bem-sucedido, com Certo Agora, Errado Antes. Na primeira metade do roteiro, o cineasta Ham (Jeong Jae-yeong), vindo de Seul, está na cidade de Suwon para apresentar seu novo filme. Lá, conhece a jovem pintora Yoon (Kim Min-hee) e, com ela, passa o dia batendo papo e bebendo (muito) saquê. A segunda parte repete a situação do encontro, só que com outro desdobramento. As diferenças são ora sutis, ora radicais. A ideia do cineasta (e roteirista) é propor um jogo de cena em que uma frase, um gesto ou um drinque a mais podem mudar o rumo da vida dos personagens. Estreou em 19/5/2016.