Cairo 678
- Direção: Mohamed Diab
- Duração: 100 minutos
- Recomendação: 14 anos
- País: Egito
- Ano: 2010







Resenha por Miguel Barbieri Jr.:
A queda do ditador Hosni Mubarak, há um ano, trouxe
ao Egito uma série de incertezas. Representante da nova
geração de diretores de lá, Mohamed Diab, formado em cinema
em Nova York, enfoca no drama “Cairo 678” histórias reais de
seu povo e as transformações que não param de pipocar.
Também roteirista, Diab promove o encontro de três
mulheres. Cada uma à sua maneira, elas desafiaram as
convenções egípcias. Fayza (Boshra), uma funcionária pública
casada e mãe de duas crianças que, embora se cubra dos pés à
cabeça, conforme a tradição muçulmana, é constantemente
molestada no ônibus. Mais madura e descolada, a artesã Seba
(Nelly Karim), vítima de estupro, virou conselheira de
autodefesa e ensina suas alunas a se livrar de possíveis
agressores. Nelly (Nahed El Sebaï) trabalha a contragosto em
telemarketing e quer seguir os passos de seu noivo para ser
estrela de stand-up comedy. Depois de ser assediada
grosseiramente na rua, Nelly decide ir à Justiça — o 678 do título vem do número do processo por assédio sexual, primeiro
caso registrado no país, em 2009.
Mais importante como estudo sociológico, o longa-metragem
de estreia de Diab faz um registro oportuno e atual das opiniões
das moradoras do Cairo. Modernas e antenadas, Seba
e Nelly encontram em Fayza o seu oposto. Algo, porém, une
as protagonistas: cansadas da repressão machista, elas precisam
espalhar seu grito de alerta. Não será fácil. Nelly, inclusive,
encara a resistência dos próprios pais e parentes para dar
prosseguimento nos tribunais, pois eles acreditam, veja só, que
isso mancharia a honra da família.
O cinema recente já abordou temas semelhantes em
produções como “A Fonte das Mulheres” (sobre as marroquinas)
e “Caramelo” (a respeito das libanesas). “Cairo 678” não tem
o mesmo requinte estético nem a leveza dessas duas fitas.
Seu trunfo está, sobretudo, na forma clara, direta e de fundo
quase documental proposta pelo realizador. Estreou em 09/03/2012.