4Black’s Films for All Colours People
Para abrir as comemorações do Dia da Consciência Negra, a Casa das Rosas exibe a mostra 4BLACK'S FILMS FOR ALL COLOURS PEOPLE, quatro curtas-metragens dirigidos por Ari Candido Fernandes, cineasta, fotógrafo e reconhecido ativista da comunidade negra. Candido chegou a coordenar o Projeto Zumbi e foi um dos idealizadores do “Dogma Feijoada”, movimento cinematográfico que questiona os estereótipos e o modelo perverso de representação do negro veiculado pelo cinema e pela TV.
Os curtas que serão exibidos:
MARTINHO DA VILA PARIS 1977
Enquanto a câmera capta imagens de ruas e edifícios de Paris, o sambista Martinho da Vila reflete a respeito das diferenças e semelhanças entre a capital francesa e o Rio de Janeiro.
O RITO DE ISMAEL IVO
Retrato biográfico do bailarino negro Ismael Ivo. Além de imagens de suas performances, o filme reúne depoimentos nos quais o artista fala sobre seu trabalho, sua concepção da dança e sobre os mitos sociais que teve de enfrentar por ser negro.
O MOLEQUE
Com Zezé Motta, Abayomi de Oliveira, Maria Ceiça e outros.
Filho de uma lavadeira é ridicularizado por outros meninos por ser negro. Adaptação do conto homônimo de Lima Barreto.
JARDIM BEBELÉU
Com José Wilker, Flávio Bauraqui, Thalma de Freitas e outros.
Itamar trabalha exaustivamente para sustentar Roseli, sua esposa, e duas filhas. Um dia, voltando do trabalho, é assaltado por Corisco Sputnik. Ele perde todo seu dinheiro e é humilhado pelo sogro, após lhe pedir um empréstimo. Resolve, então, vender seu revólver e, no trajeto, reencontra Sputnik. A partir disso, ele ganha sua chance de redenção.