Roteiro

Aproveite a Virada Cultural para visitar pontos turísticos da cidade

Pinacoteca do Estado, Sala São Paulo e Teatro Municipal abrem suas portas para atrações do evento

Por: Veja São Paulo

Teatro Municipal
Teatro Municipal: ícone paulistano participa do evento (Foto: Luiz Casimiro)

A Virada Cultural ganha sua 12ª edição na capital paulista. No próximo sábado (21) e no domingo (22), São Paulo sediará diversas apresentações musicais e teatrais, além de promover atividades em museus, bibliotecas e mais espaços culturais.

+ Programação completa da Virada Cultural 2016

A agitação do fim de semana pode ser boa chance para visitar emblemáticos pontos turísticos da cidade — e de graça. É o caso do Teatro Municipal de São Paulo, no centro, que abre suas portas para apresentações gratuitas de grandes nomes da música popular brasileira, como Wanderléia, Erasmo Carlos e Geraldo Azevedo.

+ Shows imperdíveis da Virada Cultural

Confira abaixo os locais que promovem atrações especiais durante o evento:

Casa das Rosas
Casa das Rosas: espaço culturalt terá cinema, sarau e shows (Foto: Débora Nazari)

Casa das Rosas

O espaço cultural, cravado na Avenida Paulista, promove a chamada Virada da Poesia. O evento começa às 18h de sábado (21), com uma sessão ao ar livre do filme italiano Cinema Paradiso (1988), de Giuseppe Tornatore. A programação segue até as 2h, quando entra em cena o trio de forró Zabumbão. A programação recomeça às 11h de domingo (22) e termina às 17h, com uma apresentação da jovem MC Soffia.

museu da arte sacra
Museu da Arte Sacra: trabalhos de arte na exposição permanente (Foto: Jonas Chun)

Museu de Arte Sacra

Promove a oficina de “Domo Geodésico”, no domingo (22). Das 14h às 18h, o visitante será instigado a refletir sobre as técnicas vernáculas e de autoconstrução (que pressupõe o aproveitamento de recursos do próprio ambiente). A atividade é livre e indicada para maiores de 12 anos.

Música no Museu - Museu da Casa Brasileira
Museu da Casa Brasileira: festival de jazz no fim de semana (Foto: Divulgação)

Museu da Casa Brasileira

Funciona, excepcionalmente, com horário estendido no fim de semana da Virada Cultural. Nos dois dias, recebe o Festival Lo Fi Jazz, cuja programação contempla diversos estilos musicais e jazz de várias partes do mundo. As exposições em cartaz no museu ficam livres para a visita do público, entre elas a Mostra do Concurso de Cartaz do Prêmio Design MCB. Abre das 10h às 22h, no sábado (21), e das 10h às 20h, no domingo (22).

Interior do Museu do Futebol, sala das Origens, no Estádio do Pacaembu
Museu do Futebol: atividades educativas no Estádio do Pacaembu (Foto: ALEXANDRE BATTIBUGLI)

Museu do Futebol

Instalado no Estádio do Pacaembu, organiza jogos educativos, oficinas e visitas especiais pelos entornos do gramado. No sábado (21) e no domingo (22), a programação começa às 11h e se estende até as 15h30. Neste último dia, a entrada ao museu é gratuita.

Museu da Imigração
Museu da Imigração: baile latino (Foto: Divulgação)

Museu da Imigração

O jardim se transforma numa pista de dança no domingo (22). Por volta de 15h, realiza um Baile Latino em parceria com o Clube Latino Espaço de Dança. O público aprenderá passos de salsa, merengue e bolero.

Food truck na Pinacoteca
Pinacoteca: food trucks servem lanches no domingo (22) (Foto: Laura Ming)

Pinacoteca do Estado

Monta uma programação especial durante todo o sábado (21). Das 10h às 17h30, food trucks estacionam por lá com lanches e sucos e a lojinha fica tomada por um feirão de catálogos e produtos relacionados a artistas ou exposições que já passaram pelo museu (vendidos com descontos). Está prevista ainda uma sessão de histórias em Libras, às 15h. A entrada à Pinacoteca é gratuita.

Tucca Sala São Paulo
Sala São Paulo: apresentações da Osesp no domingo (22) (Foto: Divulgação)

Sala São Paulo

No domingo (22), às 11h, sedia dois concertos gratuitos. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) se apresenta às 11h, sob a regência de Isaac Karabtchevsky. O programa contempla a Sinfonia nº 1 – O Imprevisto: Excertos, de Heitor Villa-Lobos, O Pássaro de Fogo: Suíte – Versão 1919, de Ígor Stravinsky, e Bolero, de Maurice Ravel.

Às 16h, sobe ao palco o Coro da Osesp. A maestrina convidada María Guinand irá homenagear o compositor argentino Alberto Ginastera. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes dos concertos, na bilheteria do subsolo da Sala São Paulo, e são limitados a duas unidades por pessoa.

Teatro Municipal
Teatro Municipal: um dos cartões-postais da capital (Foto: Mario Rodrigues)

Teatro Municipal de São Paulo

O palco desta icônica construção, no coração da cidade, recebe grandes nomes da música popular brasileira na noite de sábado (21) e no domingo (22). Artistas como Wanderléia, Erasmo Carlos e Geraldo Azevedo apresentarão ao público sucessos de suas carreiras na década de 70. Confira a programação completa clicando AQUI.

Fonte: VEJA SÃO PAULO