Cinema

Seis sessões para curtir o último fim de semana de É Tudo Verdade

No festival de documentários, ainda dá tempo de ver o longa sobre Stanley Kubrick e clássicos do soviético Dziga Vertov

Por: Tiago Faria - Atualizado em

Quarto 237
Quarto 237 (Foto: Divulgação)

A 18ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários chega ao fim neste domingo (14). Para quem ainda não conseguiu curtir uma das mostras mais importantes da cidade, ainda dá tempo para conferir algumas das 20 sessões programadas para este fim de semana. Os filmes serão exibidos em três salas: no Centro Cultural Banco do Brasil, no Cine Livraria Cultura e na Cinemateca, com entrada gratuita.

Entre as melhores opções estão Quarto 237, sobre as lendas curiosíssimas que cercam o filme de suspense O Iluminado, de Stanley Kubrick, e seis criações do soviético Dziga Vertov (1896-1954), considerado um dos pais do documentário cinematográfico.

Além disso, estão previstas exibições dos vencedores da competição de melhor filme estrangeiro e brasileiro. Elas estão marcadas, respectivamente, para as 17h e 19h de domingo (14), no Cine Livraria Cultura. A cerimônia de premiação ocorre no sábado (13), às 20h30, naquele cinema.

A seguir, selecionamos seis sessões imperdíveis (três no sábado e três no domingo) para encerrar muito bem o 18º É Tudo Verdade. Quer mais? Clique aqui para ver a programação completa da mostra.

O HOMEM COM A CÂMERA - Dziga Vertov - É Tudo Verdade 2013
'O Homem com a Câmera': (Foto: Austrian Film Museum)

SÁBADO (13)

EM BUSCA DE IARA, de Flavio Frederico

O documentário inédito, que concorre na competição brasileira de longas-metragens, contra a história de Iara Iavelberg (1944-1971), que deixou para trás o conforto da vida em família para entrar na luta armada contra a ditadura militar e tornou-se companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca. Cine Livraria Cultura, 13h.

JANGO, de Silvio Tendler

Um dos mais importantes filmes brasileiros de não-ficção narra a biografia do presidente João Goulart (1919-1976), de sua ascensão à derrubada pelo golpe militar de 1964. CCBB, 14h.

O HOMEM COM A CÂMERA, de Dziga Vertov

Um dos principais documentários da história do cinema mostra, com liberdades poéticas, um dia na vida de uma metrópole soviética. Cinemateca, 20h. No mesmo dia, também na Cinemateca, ainda serão exibidos outros dois filmes de Vertov: A Sexta Parte do Mundo, às 16h, e O Décimo Primo, às 18h.

Os Capitães
Os Capitães (Foto: Divulgação)

DOMINGO (14)

OS CAPITÃES, de William Shatner

O ator William Shatner, o primeiro a interpretar o capitão James Kirk na série Jornada nas Estrelas, sai à procura dos cinco atores que o sucederam no comando da nave Enterprise: Patrick Stewart, Chris Pine, Avery Brooks, Kate Mulgrew e Scott Bakula. Cine Livraria Cultura, 15h.

TRÊS CANÇÕES SOBRE LÊNIN, de Dziga Vertov

Em seu primeiro documentário sonoro, Vertov realiza um ensaio sobre o poder do cine-olho e do ouvido-rádio a partir do empenho dos trabalhadores ucranianos para cumprir o Plano Quinquenal. Cinemateca, 18h. No mesmo dia, também na Cinemateca, serão exibidos Entusiasmo (16h) e Canção de Ninar (20h), ambos de Vertov.

QUARTO 237, de Rodney Ascher

Um surpreendente inventário das lendas e interpretações em torno de supostas simbologias escondidas por trás dos elementos do filme O Iluminado, de Stanley Kubrick (1928-1999). Cine Livraria Cultura, 21h.

Fonte: VEJA SÃO PAULO