Passeios

Roteiro temático: São Paulo histórica

Dez programas para quem quer saber mais sobre o passado da cidade

Por: Anna Carolina Oliveira - Atualizado em

Pátio do Colégio
Pátio do Colégio: instalado no centro histórico de São Paulo (Foto: Germano Luders)

O Museu do Ipiranga guarda documentos, mobiliário, obras de arte e outros itens que remontam à participação paulista na história do país. A Catedral da Sé é conhecida como a maior igreja da cidade, com 110 metros de comprimento, 46 metros de largura e torres com 92 metros de altura cada uma.

+ 100 programas temáticos em São Paulo

Para conhecer mais pontos históricos e atrações que revelam o passado da cidade, confira dez atrações abaixo:

 

 

  • Construções históricas

    Capela de São Miguel Arcanjo

    Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10, São Miguel Paulista

    Tel: (11) 2032 3921

    1 avaliação
  • Construções históricas

    Catedral da Sé

    Praça Da Sé, s/n, Sé

    Tel: (11) 3107 6832

    5 avaliações

    A construção de estilo neogótico começou em 1912, após a demolição da primeira igreja matriz da cidade, que estava deteriorada. A inauguração, porém, só veio em 1954, depois de décadas de cofres esvaziados pelas duas grandes guerras. Projetada pelo professor da Escola Politécnica Maximilian Hehl, a edificação tem 5.700 metros quadrados de área. É ornamentada com estátuas de bronze, painéis em alto-relevo e vitrais confeccionados por artistas brasileiros e estrangeiros. O órgão italiano é o maior da América do Sul, com cinco teclados manuais e cerca de 12.000 tubos lapidados a mão. Para ouvir o badalo dos 61 sinos, passe por lá às 12h ou às 18h. As visitas monitoradas acontecem todos os dias das 10h às 11h30 e das 13h às 17h30 (aos sábados, até 16h30), exceto às segundas-feiras e no último domingo do mês.

    Saiba mais
  • Construções históricas

    Estação da Luz

    Praça Da Luz, s/n, Bom Retiro

    5 avaliações

    Projetada pelo inglês Charles Henry Driver, a Estação da Luz foi aberta ao público em 1º de março de 1901. As estruturas foram trazidas da Inglaterra copiam, livremente, o Big Ben e a abadia de Westminster. No início, passavam pelo saguão da São Paulo Railway Station, como era conhecida até o fim da Segunda Guerra Mundial, políticos, empresários, diplomatas e reis. Tornou-se também porta de entrada para imigrantes. Atualmente, circulam por seus trilhos trens da CPTM. Em 1946, o prédio da Luz foi parcialmente destruído por um incêndio. A reconstrução estendeu-se até 1951, quando foi reinaugurada. Em 1982 o complexo arquitetônico da Estação da Luz foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat). A construção ocupa o Jardim da Luz e abriga o Museu da Língua Portuguesa. No entorno, estão a Pinacoteca do Estado, a Estação Pinacoteca e a Sala São Paulo.  

    Saiba mais
  • Museus

    Memorial da Resistência

    Rua General Osório, 66, Santa Efigênia

    Tel: (11) 3335 4996

    2 avaliações
  • Construções históricas

    Mosteiro de São Bento

    Largo São Bento, s/n, Centro

    Tel: (11) 3328 8799

    2 avaliações

    O monastério, que hospedou o papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, em 2007, está integrado à Basílica, onde são realizadas missas diariamente. A mais famosa delas acontece aos domingos, às 10h, e é acompanhada por coral de canto gregoriano e pelo som do órgão de 7.000 tubos. Aproveite para conhecer a padaria, com pães e doces preparados por um grupo de monges. No último domingo do mês, às 12h, o complexo fica aberto para um farto brunch.

    Saiba mais
  • Museus

    Museu do Ipiranga

    Avenida Nazaré, s/n, Ipiranga

    Tel: (11) 2065 8026

    5 avaliações
  • Construções históricas

    Palácio dos Bandeirantes

    Avenida Morumbi, 4500, Morumbi

    Tel: (11) 2193 8282

    Sem avaliação
  • Construções históricas

    Pátio do Colégio (Pateo do Collegio)

    Largo Pateo Do Colégio, 2, Sé

    Tel: (11) 3105 6899

    5 avaliações

    Em janeiro de 1554, os padres jesuítas vindos de Portugal iniciaram no lugar a fundação da cidade, com uma missa no dia de São Paulo. Naquela época, ali só havia uma cabana para abrigo dos religiosos, uma escola e uma igrejinha, tudo construído com técnicas de pau a pique. O complexo atual tomou forma na década de 70 e abriga igreja, biblioteca e museu. Uma maquete da capital no século XVI faz parte do acervo. No pátio, foi conservada uma parede de taipa de pilão remanescente das construções do período colonial.

    Saiba mais
  • Praças

    Praça da Sé

    Praça Da Sé, 0, Sé

    2 avaliações
  • Museus

    Sítio Morrinhos

    Rua Santo Anselmo, 102, Jardim São Bento

    Tel: (11) 2236 6121

    Sem avaliação

Fonte: VEJA SÃO PAULO