Pesquisa

Paulistanos são considerados invejosos, egoístas e metidos

Pesquisa do Datafolha ouviu quase 3 000 brasileiros de 173 diferentes municípios

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Avenida Paulista
De bicicleta na Paulista: trânsito livre (Foto: Guilherme Lima)

Os paulistanos nunca tiveram fama de carismáticos. Mas no último ano, a imagem que os outros brasileiros têm da população da capital piorou. O Datafolha ouviu 2 896 pessoas em 173 municípios e descobriu que 39% dos entrevistados consideram que os paulistanos se julgam melhor que os demais brasileiros. Em dezembro de 2013, esse índice era de 30%. Os nordestinos são os que mais consideram o paulistano metido, com 51% de incidência dessa opinião.

+Confira dez exposições que ficam abertas no final de ano

+Grupo propõe Avenida Paulista livre para pedestres aos domingos

O paulistano também foi considerado egoísta, pois se preocuparia mais com os próprios problemas do que com os dos outros, por 64% dos pesquisados (o número se manteve em relação ao ano passado). E, para 34% dos entrevistados, o paulistano tem inveja dos outros brasileiros.

O único número positivo que saiu deste levantamento é em relação ao papel dos paulistanos na economia. Dois em cada três brasileiros (65%) acreditam que São Paulo é a locomotiva do Brasil. A taxa era melhor há dez anos, quando 71% da população brasileira concordava com essa afirmação.

Fonte: VEJA SÃO PAULO