SERVIÇO

Roteiro para quem quer fugir do Carnaval

Seis passeios para curtir o feriado na cidade sem (tanta) bagunça

Por: Gabriel Bentley

Mombojó - por José de Holanda 1
Mombojó: a banda toca a trilha do filme De Volta Para o Futuro (Foto: José de Holanda)

Futebol americano ao vivo

Por aqui, o Super Bowl, o jogo final do campeonato de futebol americano, ainda não causa paixões como a Copa do Mundo. Mas não deixa de ser um programa bacana. Dá para acompanhar a quinquagésima edição de um dos eventos esportivos mais lucrativos do mundo ao vivo nas salas da rede Cinemark dos shoppings Eldorado, Santa Cruz, Market Place e Pátio Paulista. Diretamente do Levi’s Stadium, na Califórnia, serão transmitidos a partida do Carolina Panther contra o Denver Broncos e também o halftime show — aguardada apresentação do intervalo, que neste ano terá o Coldplay, com participação especial de Beyoncé. Domingo (7), 21h. 60 reais.

Drama de pescador

A peça quatro-estrelas Cais ou Da Indiferença das Embarcações mantém a temporada mesmo na emenda de Carnaval, na segunda (8). Eis uma boa oportunidade para conhecer o drama épico escrito e dirigido por Kiko Marques que narra as histórias de três gerações de uma família em Ilha Grande, no litoral do Rio de Janeiro. Para não perder a viagem, garanta antes o concorrido ingresso pelo site sympla.com.br. Viga Espaço Cênico. Rua Capote Valente, 1323, Pinheiros, ☎ 3801-1843. Segunda e sábado, 20h; domingo, 19h. 20 reais. Até o dia 15.

Na cabeça do diretor

Não se engane: mesmo com a cidade mais vazia, haverá filas para a recém-inaugurada mostra O Mundo de Tim Burton. Mas vale tentar a sorte por lá na terça (9), quando a entrada é grátis. Basta chegar antes da abertura para garantir um dos 2 000 ingressos liberados por dia. Do lado de dentro do MIS, a recompensa pela espera são obras de arte e esboços inéditos do diretor, organizados em seções que representam seus sentimentos. MIS. Avenida Europa, 158, Jardim Europa, ☎ 2117-4777. Terça a sexta, 11h às 20h; sábado, 9h às 21h; domingo e feriados, 11h às 19h. 12 reais. Até 15 de maio.

tim burton
Desenho de Tim Burton: exposto no MIS (Museu da Imagem e do Som) (Foto: Divulgação)

Tchau, Cidade Universitária

Desde 1994 na Cidade Universitária, o Paço das Artes terá de se mudar em março. É quando o prédio será devolvido ao Instituto Butantan para que seja montada lá uma fábrica de vacinas contra a dengue. Para se despedir do espaço, aproveite a semana para conferir a mostra Programando o Invisível, com seis filmes do videoartista e cineasta alemão Harun Farocki. Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, ☎ 3814-4832. Quarta a sexta, 10h às 19h; sábado, domingo e feriados, 11h às 18h. Grátis. Até 27 de março.

Trilha de cinema

O projeto Cine Concerto convida bandas a mesclar temas musicais de filmes a faixas autorais. Na segunda (8), às 18h, no Sesc Belenzinho, é a vez de o Mombojó tocar ao vivo a trilha do filme De Volta para o Futuro. A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana mostra na terça (9), no mesmo horário, as músicas de Highlander. Sesc Belenzinho. Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho, ☎ 2076-9700. Grátis.

O último apaga a luz

Prepare o lencinho: o Tom Jazz deixa o casarão em Higienópolis no fim deste mês, ainda sem novo endereço definido. Entre as últimas apresentações por lá está a de Wilson das Neves, lendário baterista, cantor e compositor premiado. Tom Jazz. Avenida Angélica, 2331, Higienópolis, ☎ 3255-0084. Sexta (12) e sábado (13), 22h. 100 reais.

Fonte: VEJA SÃO PAULO