vídeo

Região da 25 de Março produz 567 toneladas de lixo durante o Natal

Garis trabalham quatro horas extras por dia em dezembro

Por: Inara Chayamiti

Durante o mês de dezembro, a região da Rua 25 de Março, no centro de São Paulo, recebe em média 1,5 milhão de pessoas por dia, segundo a União dos Lojistas da 25 de Março (Univinco).

As compras de Natal geram um acréscimo na quantidade de resíduos no local.  São quarenta toneladas a mais neste mês, o que significa um aumento de 7% com relação aos demais meses do ano, de acordo com a Loga –empresa responsável pela coleta de lixo na área. A soma total coletada na região em dezembro é de 567 toneladas.

Nessa época do ano, os garis trabalham de três a quatro horas extras por dia. “No mês do Natal, nós trabalhamos mais que o Papai Noel”, afirma Gilianderson Dantas.

Na região, mais de 30 cooperativas reciclam parte dos materiais descartados, de acordo com a Univinco. Entre elas, apenas uma é credenciada pela prefeitura. A Coopere, que atua na subprefeitura da Sé, triou 624 toneladas de resíduos durante os meses de dezembro e janeiro do ano passado.

A cidade de São Paulo produz diariamente quase 2.000 toneladas de lixo reciclável. Apenas 11% desse material é encaminhado para a reciclagem, através do Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura de São Paulo.

Fonte: VEJA SÃO PAULO