Teatro

Temática social nos palcos

Com ingressos gratuitos, a VIII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo reúne onze companhias brasileiras e estrangeiras no Centro Cultural São Paulo

Por: Dirceu Alves Jr. - Atualizado em

Ricardo Gama
Os atores do Nós do Morro em Bandeira de Retalhos: sessão no sábado (20) (Foto: Ricardo Gama)

Mais de uma centena de artistas circularão pelas dependências do Centro Cultural São Paulo nesta semana. O objetivo da VIII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, que ocorre de terça (16) a domingo (21), é promover uma reflexão sobre o palco como espelho da realidade social e política.

+ Guti Fraga: “Quero levar o Nós do Morro para os CEUs de São Paulo”

Entre as onze companhias convidadas estão os equatorianos do El Muégano Teatro, que abrem a programação na terça (16), às 20h, com Karaokê, La Orquesta Vacía (comédia dramática, 70 min, 14 anos). Em tom alegórico, a montagem escrita edirigida por Santiago Roldós apresenta uma banda anacrônica, formada por fantasmas, vagando por um território dominado por repressores.

Destaque entre os brasileiros, os cariocas do Nós do Morro trazem Bandeira de Retalhos (drama musical, 70min, 14 anos), que transforma em ficção a resistência de moradores do Morro do Vidigal diante da tentativa do governo de expulsar a comunidade da área em 1977. A sessão do espetáculo, dirigido por Guti Fraga e Fátima Domingues, está marcada para sábado (20), às 21h.

Fonte: VEJA SÃO PAULO