Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Domingo (28)

Confira a programação

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Outrage: Beyond
'Outrage: Beyond', de Takeshi Kitano: Cinemark - Shopping Cidade Jardim 6, 21h (Foto: Divulgação)

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1

13h - O ZELADOR (Vicevaerten, ficção, 100min, Dinamarca, 2011. Dir.: Katrine Wiedermann) - O zelador Per leva uma vida monótona: ele se divide entre o filho, um ex-presidiário, e dois amigos desocupados. Quando ele encontra, em um apartamento vazio, uma jovem mulher estirada no chão, ele levá-la para casa e cuidar dela. Falado em dinamarquês. Legendas em espanhol. Legendas eletrônicas em português. 18 anos. Outra sessão: terça (30), Cinemark - Shopping Cidade Jardim 6, 21h.

15h - 38 TESTEMUNHAS (38 Témoins, 104 min, ficção, França, 2012. Dir.: Lucas Belvaux) - Ao voltar para casa, depois de uma viagem de negócios à China, Louise descobre que sua rua foi cenário de um crime aparentemente sem testemunhas. Com o passar dos dias, ela descobre que 38 pessoas viram ou ouviram alguma coisa relacionada ao crime. Entre elas, está seu marido Pierre. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: terça (30), Cinemark - Shopping Metrô Santa Cruz 2, 21h.

17h - MELHOR NÃO FALAR DE CERTAS COISAS (Mejor no hablar de ciertas cosas, 100 min. Ficção. Equador, 2011. Dir.: Javier Andrade) - Paco Chaves leva uma vida solitária e sem charme, permeada de drogas e um amor problemático com Lucia, uma mulher casada.  Certa noite, Paco e seu irmão mais novo tentam roubar um objeto caro de casa para comprar drogas, quando são surpreendidos pelo pai. As consequências desse episódio vão persegui-los para sempre. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outra sessão: sábado (27), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 13h; domingo (28), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1, 17h; segunda (29), Reserva Cultural 1, 17h40.

19h - 25/11 - O DIA EM QUE MISHIMA ESCOLHEU O SEU DESTINO (11.25 Jiketsu No Hi:Mishima Yukio To Wakamono-Tachi, 119 min. Ficção. Japão, 2011. Dir.: Koji Wakamatsu) - Em 25 de novembro de 1970, um homem comete suicídio no quartel-general do comando do exército japonês em Tóquio. Ele deixa como legado uma longa lista de obras-primas literárias e uma controvérsia que ecoa ainda hoje. O homem era Yukio Mishima, um dos romancistas mais célebres e respeitados do Japão. Falado em japonês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outras sessões: segunda (29), Cine Livraria Cultura 1, 19h20; terça (30), CineSesc, 15h30; quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 14h50.

21h20 - EL GUSTO (idem, 88 min. Documentário. Ficção. França, Argélia, Irlanda, 2011. Dir.: Safinez Bousbia) - Uma orquestra de músicos judeus e muçulmanos separados pela guerra se reúne 50 anos depois do evento para levar ao palco um último concerto. Esses homens ajudaram a provar que a universalidade da música pode transcender todas as diferenças e preconceitos. Falado em francês, árabe. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: segunda (29), Cine Livraria Cultura 1, 14h.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2

13h - CAMINHO PARA O PASSADO (Bittere Kirschen, drama, 107 min. Alemanha, 2011. Dir.: Didi Danquart) - Após a morte da mãe, a atriz Magdalena Behsler abandona a carreira e o namorado e viaja para Auschwitz, em busca de respostas para perguntas que ela nunca foi capaz de fazer a sua mãe. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quarta (31), Cinemark - Shopping Eldorado 7, 21h.

15h10 - CRIANÇAS DE SARAJEVO (Djeca, drama, 90 min. Bósnia Herzegovina, Alemanha, França, Turquia, 2012. Dir.: Ainda Begic) - Documentário sobre dois irmãos que perderam seus pais durante a guerra.Rahima, de 23 anos, e Nedim, 14, são órfãos da guerra da Bósnia. Eles vivem em Sarajevo. Após uma adolescência propensa ao crime, a jovem se encontrou no islamismo e quer que seu irmão siga seus passos. Falado em bósnio. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.14 anos. Outra sessão: segunda (29), Cinemateca - Sala BNDES, 15h.

17h - DEBAIXO DA SOMBRA DA CRUZ (All’Ombra della Croce, documentário, 73min, Itália. Dir.: Alessandro Pugno) - Pelos olhos de crianças, o diretor mostra o cotidiano do colégio monástico Valle de los Caídos, uma escola católica que incorpora um monumento dedicado às vítimas da Guerra Civil Espanhola. No prédio, se encontra a cruz mais alta do mundo, símbolo do conflito entre igreja e Estado. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Haverá debate após a sessão. Última exibição na Mostra.

18h35 - TENHO 11 ANOS (I am Eleven, documentário, 95 min. Austrália, Marrocos, Suécia, China, Índia, República Tcheca, França, Tailândia, Japão, Alemanha, Bulgária, Holanda, Reino Unido, EUA, 2011. Dir.: Genevieve Bailey) - Documentário mostra as obsessões e preocupações de crianças de onze anos em 15 países. Falado em inglês, hindi, alemão, japonês, berber, sueco, bulgaro, tailandês, francês, malayalam, mandarin. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outras sessões: domingo (28), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 18h30; quarta (31), Cine Livraria Cultura 1, 21h45.

20h45 - PARA ELISE (Für Elise, ficção, Alemanha, 2011. Dir.: Wolfgang Dinslage) - Elise é uma adolescente otimista de 15 anos que precisa lidar com sua mãe, Betty, uma mulher egocêntrica e viciada em bebida. As perspectivas são boas quando eles conhecem Ludwig, de 39 anos. Só que o homem se apaixona não por Betty, mas por Elise. Falado em alemão. Legendas eletrônicas em português. 12 anos. Outra sessão: terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 13h.

22h35 - HERANÇA (Inheritance, ficção, 88min, Israel/França/Turquia, 2012. Dir.: Hiam Abbass) - Atriz em dramas como A Fonte das Mulheres e Lemon Tree, Hiam Abbass dirige este longa sobre dois irmãos que, em uma pequena vila muçulmana, disputam uma herança enquanto o pai está à beira da morte. Falado em árabe, hebraico, inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Última exibição na Mostra.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 3

14h - NÍVEL CINCO (Level Five, 106min, documentário, França, 1996. Dir.: Chris Marker) - Laura é uma jovem que recebe uma herança estranha de seu noivo morto: terminar de escrever um jogo de videogame que tem como temática a batalha de Okinawa. O desafio é grande já que se trata de uma tragédia pouco conhecida no Ocidente, cujo desenrolar teve um papel decisivo na II Guerra. Como todos os videogames, este também evolui por níveis e o grande desafio para ela é ultrapassar o nível cinco. Falado em francês, japonês, inglês. Legendas em português. Será exibido com o curta LA JETÉE, de Chris Marker (29min). Livre. Última exibição na Mostra.

16h40 - MINHA FELICIDADE (Schastye Moe, ficção, 127 min. Alemanha, Ucrânia e Holanda, 2010. Dir.: Sergei Loznitsa) - O caminhoneiro Georgy (Viktor Nemets) anda por estradas russas e depara com policiais corruptos. Recolhe flagrantes tristes, como o do velho que perdeu a identidade depois da II Guerra e o de uma menina, prostituta por sobrevivência e vontade própria. Na segunda parte do enredo, o protagonista, inerte após ser atacado por ladrões, é explorado, inclusive sexualmente, por uma cigana. Falado em russo. Legendas em português. 18 anos. Outra sessão: quinta (1/11), Cine Sabesp, 18h.

19h10 - FORA DO CAMINHO (Off the Beaten Track, 87min, documentário, Irlanda/Romênia, 2011. Dir.: Dieter Auner) - O documentário acompanha um ano na vida de Albin e de sua família de pastores no norte da Transilvânia. Seguindo a rotina da família, o filme documenta a sua luta para se adaptar a um mundo onde as tradições vêm perdendo gradualmente o valor. Falado em romeno. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outras sessões: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 16h; quinta (1/11), Cinemateca - Sala Petrobras, 16h.

21h10 - COMO UM HOMEM (Comme un Homme, ficção, 95min, França, 2012. Dir.: Safy Nebbou) - Thriller. O diretor de um colégio e seu filho adolescente se envolvem no sequestro de um professor de inglês. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outra sessão: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 14h.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 4

14h - BALANÇA MAS NÃO CAI (idem, documentário, 77min. Brasil, 2012. Dir.: Leonardo Barcelos) - O Edifício Tupis, erguido na década de 40, se tornou um símbolo de modernidade para Belo Horizonte. Cercado por lendas, o prédio é o personagem central da fita, produzido pelo coletivo audiovisual Teia, de longas como A Falta que Me Faz (2009) e O Céu sobre os Ombros (2010). Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. Livre. Última sessão na Mostra.

15h40 - KEYHOLE (idem, 93 min. Ficção. Canadá, 2011. Dir.: Guy Maddin) - O gângster Ulysses Pick volta pra casa depois de uma longa ausência. Ele tem dois filhos adolescentes, um dos quais ele não reconhece. Ele embarca numa aventura pela própria casa, da porta dos fundos até o quarto do casal. Legendas eletrônicas em português. 12 anos. Última exibição na Mostra.

17h30 - CHAMADA A COBRAR (idem, ficção, 72min, Brasil, 2012. Dir.: Anna Muylaert) - A diretora de Durval Discos e É Proibido Fumar faz uma nova versão para o telefilme Para Aceitá-la, Continue na Linha, que lançou em 2010. Na trama, uma mulher (Bete Dorgam) se desespera ao receber a ligação de um presidiário que diz ter seqüestrado uma de suas filhas. Exibido no Festival do Rio. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. 12 anos. Última exibição na Mostra.

19h - NOSTALGIA (Nostalghia, ficção, 125 min. União Soviética e Itália, 1983. Dir.: Andrei Tarkóvski) - O poeta russo Górchakov (Oleg Iankóvski) vai à Itália para escrever o libreto de uma ópera sobre um compositor do século 18. Em meio a uma forte crise pessoal, ele conhece Domenico (Erland Josephson), espécie de “louco de Deus” que o instiga a um ato de fé aparentemente insano.  Falado em italiano, russo. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outras sessões: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 6, 15h50; quinta (1º/11), Matilha Cultural, 18h10.

21h30 - O AMANTE DA RAINHA (En kongelig affære, 137 min. Ficção. Dinamarca, 2012. Dir.: Nikolaj Arcel) - No século 18, a jovem britânica Carolina Matilde da Grã-Bretanha se casa com o insano rei Christiano VII, tornando-se rainha da Dinamarca. Quando Johann Struensee, um intelectual alemão, se torna médico da corte, Christiano faz dele seu confidente e posteriormente ministro-chefe. Carolina também começa a se aproximar de Struensee, e logo os dois começam um romance. Vencedor do prêmio de melhor roteiro na última edição do Festival de Berlim. Outra sessão: quarta (31), Cinemateca - Sala Petrobras, 14h.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 5

14h - O QUE SE MOVE (idem, ficção, 97min. Brasil, 2012. Dir.: Caetano Gotardo) - O drama gira em torno de três mulheres, afetadas pela perda de seus filhos. Apesar de independentes, os episódios seguem um mesmo formato, entre a tragédia e o musical. No Festival de Gramado deste ano, Fernanda Vianna ganhou o prêmio de melhor atriz. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. 14 anos. Haverá debate após a sessão. Última exibição na Mostra.

16h - A CAÇA (Jagten, ficção, 115 min. Dinamarca, 2012. Dir.: Thomas Vinterberg) - Mads Mikkelsen levou o prêmio de Melhor Ator na última edição do Festival de Cannes por este trabalho. Ele interpreta o professor Lukas, acusado injustamente de molestar sexualmente uma de suas alunas. Sua vida é transformada em um inferno por seus amigos e vizinhos.Falado em dinamarquês. Legendas em português. 14 anos. Outras sessões: terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, 19h; quinta (31), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 18h.

18h10 - PROMETENDO A LUA (Das Blaue von Himmel, 99min, ficção, Alemanha, 2011. Dir.: Hans Steinbichler) - Nas primeiras cenas, Marge Baumanis escapa de uma enfermaria e pega um táxi para a cidade onde vivia, há 100 quilômetros dali. Ao chegar lá, descobre que a sua casa não está mais no lugar onde ela imaginava que estaria, e que seu marido morreu há anos. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos. Última exibição na Mostra.

20h10 - INGRID CAVEN, MÚSICA E VOZ (Ingrid Caven, musique et voix, 105 min. Documentário. França, 105 min. Dir.: Bertrand Bonello) - Filmagem sobre concerto de Ingrid Caven em Paris, em maio de 2006. O registro dá conta da paixão do diretor Bertrand Bonello (L'Apollonide - Os Amores da Casa de Tolerância) pela atriz e cantora alemã, que já gravou quase uma dezena de álbuns e apareceu em mais de 50 filmes. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quarta (31), Cine Sabesp, 22h30.

22h - POSTCARDS FROM THE ZOO (Idem, 95min, ficção, Indonésia, 2012. Dir.: Edwin) - Quando Lana era pequena, seu pai lhe abandonou no zoológico de Jacarta para ser criada pelos empregados de lá. A menina cresce entre elefantes e hipopótomos, num ambiente distante da cidade. Competiu no Festival de Berlim. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.Outra sessão: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 6, 20h.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 6

14h - METRO (idem, 63min, documentário, Brasil/França, 2012. Dir.: Guilherme B. Hoffmann) - Um estudante brasileiro, sem saber o que fazer da vida, decide ir a Paris para conhecer estranhos no metrô. Por dois anos, sempre carregando uma câmera, ele observa e interage com os personagens do “underground” francês. Falado em francês e português. Legendas em português. Legendas eletrônicas em inglês. 14 anos. Outra sessão: quarta (31), FAAP, 15h.

15h20 - LIV & INGMAR - UMA HISTÓRIA DE AMOR (Liv & Ingmar, 83 min. Documentário. Noruega, Reino Unido, Índia, 2012. Dir.: Dheeraj Akolkar) - O documentário discorre sobre a relação de 42 anos entre a atriz norueguesa Liv Ullmann e o diretor sueco Ingmar Bergman. Narrado sob o ponto de vista de Liv, o filme é construído a partir de uma entrevista com a atriz e de imagens dos filmes realizados por ambos, com cenas dos bastidores, fotografias, trechos de Changing - autobiografia da atriz - e cartas pessoais de Ingmar para ela. Falado em inglês, sueco. Legendas eletrônicas em português. 10 anos. Outras sessões: terça (30), Cine Sabesp, 19h30; quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 22h15.

17h - O CORDEIRO (Behold the Lamb, 83min, ficção, Inglaterra. Dir.: John McIlduff) - Liz e Eddie saem para comprar drogas. No caminho, a dupla sofre uma série de situações cômicas, bizarras e trágicas. Exibido no Festival de Toronto. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos. Outra sessão: quinta (1/11), Cine Sabesp, 16h.

18h40 - MYSTERY (idem, 98min, ficção, China/França, 2012. Dir.: Lou Ye) - Lu Jie não faz ideia que seu marido Yongzhao leva uma vida dupla, até o dia em que ela o vê entrando em um hotel com uma garota. Poucas horas depois, a jovem morre atropelada. O novo filme do diretor de Summer Palace (2006) e Amor e Dor (2011) foi exibido na mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes. Falado em mandarin. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outras sessões: terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 17h50;  quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, 17h; quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 16h.

20h40 - OS DESCRENTES (Les Mécréants, 88min, ficção, Marrocos/Suíça, 2012. Dir.: Mohcine Besri) - Seguindo ordens de seu líder espiritual, três jovens muçulmanos capturam um grupo de atores prestes a sair em turnê com um novo espetáculo. Em sete dias, vítimas e sequestradores são obrigados a abandonar preconceitos e conviver. Falado em árabe. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos. Outras sessões: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 3, 22h20; quarta (31), CINUSP, 19h.

22h50 - O GRUPO VOINA (Zavtra, 90 min, documentário, Rússia, 2012. Dir.: Andrey Grzayev) - A fita apresenta o cotidiano do grupo Voina (Guerra, em português) de arte contemporânea russa. Seus fundadores vivem embaixo da terra, onde criam Kasper, de um ano de idade. Seus trabalhos se situam entre a arte e o crime e suas declarações criam polêmica. Falado em russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Última exibição na Mostra.

CINE SABESP

14h - CINEJORNAL (Predstavlenye, documentário, 82 min. Alemanha, Rússia, Ucrânia, 2008. Dir.: Sergei Loznitsa) - Baseado nos arquivos dos cinejornais de propaganda produzidos pela União Soviética entre as décadas de 1950 e 1960. O filme explora a vida de pessoas em toda a vasta extensão da pátria soviética, cheia de privações, dificuldades e rituais absurdos, mas ao mesmo tempo iluminada pelo brilho da ilusão comunista. Falado em russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outras sessões: terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 14h; quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 14h. 

15h40 - ÁFRICA NEGRA MÁRMORE BRANCO (Africa Nera Marmo Bianco, documentário, 77 min. Itália, Estados Unidos, 2011. Dir.: Clemente Bicocchi) - O ditador bilionário do Congo propõe transferir os restos mortais do explorador pacifista Peter Savorgnan de Brazza, que viveu no século 19, para seu túmulo em Argel, onde a população está passando fome. Um descendente de Brazza Italiano descobre a verdade por trás desta iniciativa. Violência, corrupção e traição fazem parte desta história. Falado em italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outras sessões: terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 15h40; quinta (1/11), Cine Livraria Cultura 2, 19h30.

17h20 - FELICIDADE (Glück, ficção, 112 min. Alemanha, 2012. Dir.: Doris Dörrie) - Irina e Kalle são dois desajustados que se encontraram por acaso. Ela é uma imigrante macedônia; ele, um punk sem-teto. Os dois se apaixonam e vão morar juntos. Irina começa a se prostituir para pagar as contas e, um dia, um de seus clientes cai morto em sua casa. Kalle fará de tudo para ajuda-la. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos. Última exibição na Mostra.

19h30 - KILL ME (Töte Mich, drama, 91 min. França, Alemanha, Suíça, 2011. Dir.: Emily Atef) - A melancólica Adele propõe a Timo, um fugitivo da polícia, que não o entregá às autoridades se ele lhe prestar um favor: que a empurre de um precipicio. No início, ele aceita e os dois fogem para o meio de uma floresta em busca de uma montanha bem alta. Com o tempo, os dois se aproximam, mas isso pode prejudicar os planos de Adele. Falado em alemão, francês, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outras sessões: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 6, 18h10; terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 17h20; quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, 15h.

21h20 - O FIM DO AMOR (The End of Love, 90min, ficção, EUA, 2012. Dir.: Mark Webber) - O ator americano Mark Webber dirige este drama sobre Mark, um ator que se vê obrigado a assumir responsabilidades difíceis quando a mãe de seu filho pequeno morre. Selecionado para a competição do Festival de Sundance. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outras sessões: terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 17h30; quinta (1º/11), Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 4, 17h30.

CINEMATECA - SALA BNDES

15h - VILLEGAS (idem, 98min, ficção, Argentina/Holanda/França, 2012. Dir.: Gonzalo Tobal) - O road movie acompanha dois primos, ambos com cerca de 30 anos, que partem de Buenos Aires para o funeral do avô, na cidade de General Villegas. Lembranças familiares e a dificuldade de fazer planos são temas que aparecem nas conversas da dupla. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Última exibição na Mostra.

17h - LUA CRESCENTE (Dreiviertelmond, 94min, ficção, Alemanha, 2012. Dir.: Christian Zübert) - O taxista Hartmut está em crise: sua esposa planeja pedir o divórcio após trinta anos de casamento. Falado em alemão, turco. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outras sessões: terça (30), Cinemark - Shopping Metrô Santa Cruz 2, 19h; quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 20h40.

CINEMATECA - SALA PETROBRAS

14h - O DIA DE FOLGA DO MÉDICO (Honjitsu kyushin, ficção, 97 min. Japão, 1952. Dir.: Minoru Shibuya) - Adaptado do romance homônimo de Masuji Ibuse, vencedor do Prêmio Yomiuri de Literatura, o drama relata numerosos incidentes que ocorrem durante o dia de folga de um médico gentil, incluindo episódios tirados de outras obras de Ibuse. O roteiro faz um retrato da sociedade japonesa logo após a II Guerra Mundial. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outra sessão: quinta (1/11), CinUSP, 14h.

16h - O DANÇARINO (Ballroom Dancer, 84min, documentário, Dinamarca, 2012. Dir.: Christian Bonke e Andreas Koefoed) - Slavik é um antigo campeão mundial de cança latina. Ele está prestes a voltar a atuar como dançarino profissional com sua parceira e namorada, Anna. Ele adora dançar, mas seu corpo não é mais o mesmo. Falado em inglês, russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 17h20.

18h - MEUS 13 ANOS (Little Thirteen, ficção, 90min, Alemanha, 2012. Dir.: Christian Klandt) - Sarah tem 13 anos de idade e já foi para a cama com dezenas de homens. Pela internet, ela conhece Lukas, um adolescente de 18 anos, e pela primeira vez começa a sonhar com uma relação longa. Falado em alemão. Legendas eletrônicas em português.12 anos. Outras sessões: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 22h; quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, 20h30.

20h - DIRIGIDO POR ANDREI TARKÓVSKI (Regi Andrej Tarkovskij, documentário, 102 min. Suécia, 1988. Dir.: Michal Leszczylowski) - Durante as complicadas filmagens no interior da Suécia, o montador polonês Michal Leszczylowski faz um making of do filme O Sacrifício (1986), com a perspectiva de que o próprio diretor colaborasse mais tarde na edição do material, que tem mais de 50 horas de registros. As sequências principais foram utilizadas também em várias outros documentários dedicados a Tarkóvski. Falado em sueco, russo, inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outras sessões: segunda (29), CineSesc, 17h50; quarta (31), CinUSP, 14h.

CINE LIVRARIA CULTURA 1

14h - SEQUESTRO (Kapringen, 110min, ficção, Dinamarca, 2012. Dir.: Tobias Lindholm) - O navio cargueiro MV Rozen se dirige a um porto quando é capturado por piratas no Índico. Entre os homens à bordo está o cozinheiro Mikkel e o engenheiro Jan, que são sequestrados. Enquanto se discute o pagamento do resgate, um conflito psicológico passa a envolver o chefe da companhia de navegação e os bandidos somalis. Falado em dinamarquês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos. Última exibição na Mostra.

16h10 - OH BOY (Idem, 83min, ficção, Alemanha, 2012. Dir.: Jan Ole Gerster) - Niko, um jovem morador de Berlim, trancou o curso de direito para refletir sobre a vida. Ele passa os dias observando as pessoas na cidade ao lado de seu amigo Matze. A mansidão acaba quando sua namorada o abandona e seu pai decide parar de sustentá-lo. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.12 anos. Última exibição na Mostra.

17h50 - PRIMEIRO DIA DE UM ANO QUALQUER (idem, ficção, 81min, Brasil, 2012. Dir.: Domingos Oliveira) - No primeiro dia do ano, vários personagens se encontram em uma mansão no interior do Rio de Janeiro. Do amanhecer até a madrugada, eles enfrentam crises e discutem sobre o futuro. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. 14 anos. Última exibição na Mostra.

19h30 - LINHAS DE WELLINGTON (Lines of Wellington, 60min, ficção, Inglaterra, 2012. Dir.: Valeria Sarmiento) - O diretor chileno Raul Rúiz estava preparando este drama quando morreu, em agosto de 2011. A diretora Valeria Sarmiento deu continuidade ao projeto, que foi exibido no Festival de Veneza. Com John Malkovich e Mathieu Amalric. A trama, ambientada em 1810, mostra o embate entre tropas francesas e o exército anglo-português do general Wellington, na Serra do Buçaco. Falado em português, inglês, francês. Legendas em português. Indicado para: Livre. Haverá debate após a sessão. Última exibição na Mostra.

22h35 - CANÇÃO PARA O MEU PAI (Lullaby to my Father, documentário, 82 min. Israel, França, Suíça, 2012. Dir.: Amos Gitai) - Filme mostra a trajetória do arquiteto Munio Weinraub (1909-1970), pai do cineasta Amos Gitai. Há cenas de viagens e relatos sobre sua ligação com a Bauhaus, escola de vanguarda de design e arquitetura alemã. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Haverá debate após a sessão. Outras sessões: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 14h40; terça (30), Cinemark - Shopping Cidade Jardim 6, 19h.

CINE LIVRARIA CULTURA 2

14h - MEU CARO AMIGO CHICO (idem, documentário, 130min, Portugal, 2012. Dir.: Joana Barra Vaz) - O documentário musical, narrado em forma de carta, cria uma resposta à canção Tanto Mar, de Chico Buarque, esboçando um retrato para a vida em Portugal. Falado em português de portugal. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outras sessões: terça (30), Matilha Cultural, 16h30; quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 18h20.

16h10 - EU SOU QUEM TRAZ FLORES PARA O TÚMULO DELA (Ana Alati Tahmol Azouhour ila Qabriha, documentário, 110min, Síria, 2012. Dir.: Hala Alabdalla e Ammar Al Beik) - Com o tom de um diário, é mostrado o cotidiano de várias mulheres da Síria, as que decidiram viver no país e as muitas que preferiram migrar para a França. Falado em árabe. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Última exibição na Mostra.

18:20 - PROGRAMA: UM OLHAR SOBRE A SÍRIA (110min). Seleção de curtas. Inundação no País do Baath (A Flood in Baath Country, de Omar Amiralay, 46min); O Incubador do Sol (Hadinat al Shams, de Ammar Al-Beik, 12min); Quando Elefantes Lutam, é a Grama que Sofre (The Suffering Grasses, de Iara Lee, 52min). Atenção: haverá debate depois da sessão sobre a atual situação da Síria. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outras sessões: segunda (29), Cinemateca - Sala Petrobras, 16h; quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 6, 14h.

20h40 - UMA BALA PARA O CHE (Una Bala para El Che, drama. Uruguai, 2012. Dir.: Gabriela Guillermo) - Ethel, psicanalista uruguaia, decide procurar os documentos secretos que desvendam os executores de seu marido, professor de História Arbelio Ramirez, morto no Uruguai, durante um atentado a Che Guevara, planejado pela CIA. Falado em espanhol. Legendas em português. 10 anos. Outras sessões: terça (30), Cine Olido, 17h; quarta (31), Cinemateca - Sala Petrobras, 16h45.

22h10 - MOTHER (idem, 102 min. Ficção/Documentário. Coreia do Sul, 2011. Dir.: Tae Jun seek) - Último registro da vida de Lee So-seon, uma senhora que teve o filho morto e resolveu lutar contra as injustiças e o sofrimento. Nas ruas estreitas de Changsin-dong, em Seul, as pessoas levam suas vidas. O diretor pretende, assim, fazer de seu filme, a última mensagem de So-seon. Falado em coreano. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 anos. Outras sessões: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 14h; quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 18h.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA 3

14h - AMANHÃ? (Demain?, 100 min. Ficção. França, Portugal, 2012. Dir.: Christine Laurent) - Cinebiografia sobre a poetisa uruguaia Delmira Agustini, que às vésperas da Primeira Guerra Mundial, escrevia sobre o corpo e a sexualidade feminina. O longa ainda apresenta a admiração de sua obra por poetas como Rubén Dario e Manuel Ugarte e seu casamento com Enrique Job Reyes. Falado em francês, português. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outras sessões: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 14h; terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 19h50; quinta (1/11), Cinemateca - Sala Petrobras, 14h.

16:00 - PROGRAMA LOZNITSA 1 (88min) - Curtas do cineasta Sergei Loznitsa. A Estação de Trem (Polustanok, 25min); Retrato (Portrait, 28min); Vida, Outono (codirigido por Marat Magambetov, 35min). Falado em russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outras sessões: terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 14h; quinta (1/11), Cine Livraria Cultura 2, 17h40.

17h50 - PROGRAMA LOZNITSA 3 (70min) - Curtas de Sergei Loznitsa. Artel (30min); O Milagre de Santo Antônio (40min). Falado em russo, português de portugal. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outras sessões: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 22h; terça (30), FAAP, 19h; quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 6, 17h50; quinta (1/11), Cine Livraria Cultura 2, 22h50.

19h30 - DENTE POR DENTE (Diente por Diente, ficção, 90min, México. Dir.: Miguel Bonilla) - Na Cidade do México, o escritor Pablo Kramsky é vítima de um roubo na casa onde mora. Após o trauma, ele passa a se sentir vulnerável e desprotegido. Um companheiro de trabalho faz, então, uma oferta que, para ele, parecerá tentadora: comprar uma arma. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outra sessão: terça (30), Cine Sabesp, 21h10.

21h20 - ESPAÇOS INACABADOS: A HISTÓRIA DA ESCOLA DE ARTES DE CUBA (Unfinished Spaces, documentário, 86 min. EUA, 2011. Dir.: Alysa Nahmias e Benjamin Murray) - Documentário sobre a construção da Escola Nacional de Artes de Cuba, que permanece inacabada e decaindo, desde a revolução, nos anos 1960. O filme traz imagens íntimas de Fidel Castro e documenta a luta de artistas e arquitetos para salvar a instituição. Falado em espanhol, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outra sessão: quarta (31), FAAP, 19h.

RESERVA CULTURAL 1

14h - TONY MANERO (idem, 98min, ficção, Chile/Brasil, 2008. Dir.: Pablo Larraín) - Santiago, 1978. Em um período social conturbado, marcado pela ditadura de Pinochet, um homem cinquentão fica obcecado com a ideia de imitar o personagem de John Travolta em Os Embalos de Sábado à Noite. Falado em espanhol. Legendas em português. 18 anos. Outra sessão: quinta (1/11), MIS - Museu da Imagem e do Som, 14h.

15h50 - ALÉM DAS MONTANHAS (Dupa Dealuri, ficção, 150 min. Romênia, França, Bélgica. Dir.: Cristian Mungiu) - No Festival de Cannes deste ano, o longa levou o prêmio de melhor roteiro e as atrizes Cosmina Stratan e Cristina Flutur dividiram o troféu de melhor atriz. Elas interpretam duas amigas que cresceram em um orfanato, e muitos anos depois, se reencontram, modificadas pelo tempo. Falado em romeno. Legendas em português. 12 anos. Outras sessões: terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 19h30; quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1, 21h10.

18h40 - A ÚLTIMA PALAVRA É A PENÚLTIMA (idem, 72 min, documentário. Brasil, 2012. Dir.: Evaldo Mocarzel) - Documentário sobre a intervenção cênica urbana organizada pela companhia Teatro da Vertigem. Falado em português, espanhol. Legendas em português. Legendas eletrônicas em inglês. Indicado para: 10 anos. Outra sessão: quinta (1/11), Cine Livraria Cultura 1, 17h20.

20h10 - TRANSPAPA (idem, 90 min. Ficção. Alemanha, Turquia. 2012 Dir.: Sarah Judith Mettke) - Maren está entrando na adolescência quando sua mãe revela o fato, até então mantido em segredo, que seu pai mudou de sexo e é agora uma mulher. Sem contar a ninguém, Maren viaja em segredo para Colônia para encontrar seu pai, que agora se chama Sophia e que quer ser mãe de Maren. Primeiro filme da diretora, realizado como trabalho de conclusão de curso. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos. Outras sessões: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1, 14h50; quinta (01/11), Cinemark - Shopping Eldorado 7, 19h.

22h - LAURENCE ANYWAYS (idem, 160 min. Ficção. Canadá, França, 2012. Dir.: Xavier Dolan) - Durante os anos 90, um homem tenta salvar seu relacionamento com sua noiva depois de revelar que mudará de sexo. Surpreendentemente, ela aceita as novas condições do namorado. Falado em francês. Legendas em português. 12 anos. Outra sessão: quarta (31), Cinemark - Shopping Metrô Santa Cruz, 21h.

CINESESC

14h - TUBARÃO (Jaws, 124min, ficção, EUA, 1975. Dir.: Steven Spielberg) - Em um dia de verão em Amity Island, uma pequena comunidade, uma garota é morta por um tubarão. A tragédia cria clima de pânico no local. Quando mais mortes ocorrem, um pescador local se oferece para caçar a criatura em troca de dinheiro. Com Roy Schneider e Richard Dreyfuss. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos. Última exibição na Mostra.

16h20 - PARAÍSO (Paradeisos, 105min, ficção, Grécia, 2011. Dir.: Panagiotis Fafoutis) - Os integrantes do bloco de carnaval Paradise, vestidos como Adão e Eva, participam do carnaval local, sob uma constante garoa. É nessa atmosfera de festa que Marianna volta à Grécia para surpreender seu namorado. Ela trama secretamente ficar com ele para sempre. Falado em grego. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outras sessões: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 22h10; quinta (1/11), Reserva Cultural 1, 16h20.

18:20 - 10+10 (idem, 107 min. Documentário/Ficção. Taiwan, 2011. Dir.: vários) - Nesta obra colaborativa, vinte diretores taiwaneses – dez cineastas veteranos e dez novos talentos –, dirigem curtas-metragens de cinco minutos, cada um. Em comum, os filmes apresentam as singulardades de Taiwan, sem restrições ao conteúdo apresentado. Falado em mandarin, man nin. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outras sessões: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 20h; quarta (31), Cinemark - Shopping Cidade Jardim 6, 19h.

20h20 - UM ALGUÉM APAIXONADO (Like someone in Love, ficção, 109 min. França, Japão, 2012. Dir.: Abbas Kiarostami) - Um escritor idoso e uma jovem se encontram em Tóquio. Ela é ameaçada pelo namorado violento. Ele tenta terminar um livro. Exibido na competição do Festival de Cannes. Falado em japonês. Legendas em português. Livre. Haverá debate após a sessão. Outras sessões: segunda (29), Reserva Cultural 1, 21h50; quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1, 16h50; quinta (1/11), Cinemark - Shopping Cidade Jardim 6, 21h.

22h40 - A FLORESTA DE JONATHAS (idem, ficção, Brasil, 2012. Dir.: Sergio Andrade) - O longa amazonense, exibido na competição do Festival do Rio, acompanha o dia-a-dia de Jonathas (papel de Begê Muniz) e o seu irmão Juliano (Ítalo Castro). Eles vivem em um sítio à beira de uma estrada, onde montaram uma barraca de frutas. Enquanto os outros garotos aprendem a cultivar tomates, Jonathas sonha em uma vida diferente da que leva. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. Indicado para: 12 anos. Outra sessão: terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 6, 14h.

CINE OLIDO

15h - O AMIGO ALEMÃO (El Amigo Alemán, ficção, 99min, Alemanha/Argentina, 2012. Dir.: Jeanine Meerapfel) - Vizinhos na infância, Sulamit e Fredrich são filhos de pais alemães que migraram para a Argentina durante a Segunda Guerra Mundial. A partir dos anos 50, eles vivem uma história de amor que se desenrola por vários anos numa sucessão de desencontros. Falado em alemão, espanhol. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outras sessões: terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 19h10; quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, 18h30.

17h30 - SHUN LI E O POETA (Io Sono Li, ficção, 100 min. Itália, França, 2011. Dir.: Andrea Segre) - Um estudo sobre a amizade entre uma mulher chinesa e um pescador iugoslavo, que foi para a Itália. Falado em italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Falado em italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outras sessões: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, 20h20; terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 15h50.

MIS - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

14h - O GUIA PERVERTIDO DA IDEOLOGIA (The Perverted Guide to Ideology, 134min, documentário, Irlanda, 2006. Dir.: Sophie Fiennes) - Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema (também em exibição na Mostra) retornam a busca por significados escondidos no cinema, guiados pelo filósofo esloveno Slavoj Zizek. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outras sessões: terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 6, 16h; quarta (31), Cine Sabesp, 20h.

16h30 - O GUIA PERVERTIDO DO CINEMA (The Perverted Guide to Cinema, 150min, documentário, Inglaterra/Áustria/Holanda, 2006. Dir.: Sophie Fiennes) - O documentário revisita alguns dos maiores filmes feitos no cinema, tendo como guia e apresentador o filósofo e psicanalista esloveno Slavoj Zizek. O especialista investiga a linguagem oculta dos filmes, descobrindo o que eles podem dizer sobre o público. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português.18 anos. Outras sessões: segunda (29), Cinemark - Shopping Eldorado 7, 21h; quarta (31), Cinemark - Shopping Cidade Jardim 6, 21h10.

19h30 - O MANUSCRITO PERDIDO (idem, documentário, 79min, Brasil/Portugal, 2010. Dir.: José Barahoma) - Uma lenda é o ponto de partida para a trama: no Mosteiro de Cairu, uma pequena cidade no sul de Salvador (Bahia), dizem existir um manuscrito de Fradique Mendes, poeta e aventureiro português, amigo de Eça de Queirós, que se instalou na região no final do século XIX. Por ter libertado escravos, ele foi perseguido pelos donos das terras. Falado em português de portugal. Legendas em português. Indicado para: 12 anos. Haverá debate após a sessão. Única exibição na Mostra.

21h30 - TEMPO DE CRISE (Crashkurs, 80min, ficção, Alemanha, 2012. Dir.: Anika Wangard) - Um casal alemão poupou durante toda a vida para ter uma aposentadoria tranqüila. Mas a crise financeira os deixa desesperados, com medo de perder seus recursos. Eles não se dão por vencidos: lutam para que o banco não tome o seu dinheiro. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos. Última exibição na Mostra.

MATILHA CULTURAL

14h - O PARAÍSO DOS ANIMAIS (Le Paradis de Bêtes, 104min, ficção, França, 2012. Dir.: Estelle Larrivaz) - Dominique é um pai possessivo que administra um pet shop com sua irmã. Quando a relação violenta com sua mulher Cathy sai do controle, ele foge com seus filhos Clarisse e Ferdinand. Escondido em uma estação de esqui de luxo, ele cria um mundo de fantasia para ser amado pelas crianças. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outras sessões: segunda (29), Cine Sabesp, 15h50; terça (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 21h10; quarta (31), Cine Olido, 17h; quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 17h10.

16h - AS HISTÓRIAS DO SR. SPALEK (Die Koffer des Hern Spalek, documentário, Alemanha. Dir.: Gregor Eppinger) - O longa reúne os arquivos do professor John M. Spalek, que reuniu uma série de documentos sobre a emigração alemã e histórias de exilados. Falado em alemão, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (01/11), Cinemateca - Sala Petrobras, 17h50.

17h30 - PÂNTANOS (Marécages, 111min, ficção, Canadá, 2011. Dir.: Guy Édoin) - No Canadá, uma família interiorana sofre uma tragédia: o patriarca morre em um acidente, deixando sua mulher sozinha para tomar conta de seu filho adolescente rebelde. Exibido na Semana da Crítica do Festival de Veneza de 2011. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Última exibição na Mostra.

19h40 - A CULPA DO CORDEIRO (La Culpa Del Cordero, ficção, 81min, Uruguai, 2012. Dir.: Gabriel Drak) - Casados há mais de 35 anos, Jorge e Elena passam por um período de transição. Com a recente aposentadoria do marido, eles convidam seus quatro filhos para um churrasco. O objetivo é contar sobre os seus planos de mudança. No decorrer do dia, segredos de família serão revelados. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outras sessões: segunda (29), FAAP, 19h; quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 15h50.

CINEMARK - SHOPPING METRO SANTA CRUZ 2

19h - NÃO ESTOU MORTO (Je ne suis pas Mort, 100min, ficção, França, 2012. Dir.: Mehdi Ben Attia) - Yacine é um brilhante estudante de filosofia que vem de uma família pobre. Seu professor Richard lhe oferece apoio para que entre em um curso especial. Em uma noite, Racine descobre que o professor está morto. Estranhamente sereno, ele passa a afirmar às pessoas que é o próprio Richard. Com Maria de Medeiros. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quarta (31), MIS - Museu da Imagem e do Som, 15h50.  

21h - MAR CALMO (La Mer a L’Aube, ficção, 90min, França/Alemanha, 2012. Dir.: Volker Schlöndroff) - Na II Guerra, um adolescente se junta à resistência em uma França ocupada pelos nazistas. Falado em francês, alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Última exibição na Mostra.

CINEMARK - SHOPPING CIDADE JARDIM 6

19h - O REI DO CURLING (Kong Curling, 75 min. ficção. Noruega, 2011. Dir.: Ole Endresen) - Truls Paulsen é uma ex-estrela do curling – esporte coletivo praticado numa pista de gelo. Ao ser diagnosticado com transtorno obsessivo-compulsivo e afastado da competição, Paulsen descobre que seu velho amigo, o técnico Gordon, está à beira da morte. O ex-atleta decide voltar a competir na esperança de arrecadar dinheiro para que Gordon possa ser operado nos EUA. Falado em norueguês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Falado em norueguês. Legendas eletrônicas em português.Livre. Outra sessão: quarta (31), Reserva Cultural 1, 19h50.

21h - OUTRAGE: BEYOND (Autoreiji: Biyondo, 112min, ficção, Japão, 2012. Dir.: Takeshi Kitano) - O cineasta volta ao universo do filme Outrage (2010) para narrar a história violenta da guerra desatada pela polícia entre dois chefões da máfia japonesa yakuza. A disputa, que antes se restringia ao grupo criminoso, está prestes a se transformar numa guerra nacional. Competiu no Festival de Veneza deste ano. Falado em japonês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Última exibição na Mostra.

CINEMARK - SHOPPING ELDORADO 7

19h - APRÈS MAI (idem, ficção, 122min, França, 2012. Dir.: Olivier Assayas) -  As transformações sociais ocorridas na Europa no fim dos anos 60 são narradas pelo olhar de um rapaz de 18 anos. Vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza deste ano. Falado em francês, inglês, italiano. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outra sessão: segunda (29), Cinemark - Shopping Metrô Santa Cruz 2, 21h.

21h30 - A HORDA (The Horde, 127 min. Ficção. Rússia, 2012. Dir.: Andrey Proshkin) - Durante o século 14, metade do território da Eurásia está ocupada pela Horda de Ouro, o Estado do império Mongol. A Europa espera com temor pelo seu ataque, antecipando a morte da civilização cristã. O Grande Khan é morto por seu irmão, Janibek. Taidula, sua mãe, agora deve julgar: perseguir o conspirador ou para abençoá-lo para a liderança do reino. Falado em russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Última exibição na Mostra.

CINESPAÇO GRANJA VIANNA 1

19h - ALIMENTE-ME COM PALAVRAS (Nahrani Mez Besedami, 88min, ficção, Eslovênia, 2012. Dir.: Martin Turk) - O desaparecimento do filho obriga uma família a confrontar o passado para entender as razões que provocaram a tragédia. Falado em esloveno, italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 16h20.

21h - ANTIVIRAL (idem, 110 min. Ficção. Canadá, 2011. Dir.: Brandon Cronenberg) - Primeiro longa-metragem de Brandon Cronenberg, filho do cineasta David Cronenberg. Um funcionário de um laboratório que cultiva vírus de celebridades para vendê-los aos fãs precisa desvendar a morte de uma estrela, depois que um microorganismo cai em mãos erradas. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outras sessões: terça (30), CineSesc, 18h; quinta (1/11), Cinemateca - Sala BNDES, 15h.

Fonte: VEJA SÃO PAULO