Memória

Livro inclui imagens históricas de Roberto Carlos

Roberto Carlos Collector’s Book reúne mais de 200 fotos e inclui versos de canções

Por: Mauricio Xavier

'Roberto Carlos Collector’s Book' - edição 2372
O cantor no programa 'Jovens Tardes de Domingo', na Record, há 45 anos (Foto: ARQUIVO/AGÊNCIA O GLOBO/REPRODUÇÃO ROBERTO CARLOS COLLECTOR’S BOOK)

O cantor Roberto Carlos esteve no Shopping JK Iguatemi na terça (29) para o lançamento de um livro com imagens de sua vida. A obra reúne mais de 200 fotos e inclui versos de canções. Alguns registros nunca haviam sido publicados e surpreenderam o próprio Rei, como o de sua primeira participação em um programa de auditório, aos 17 anos, em 1958, no Rio de Janeiro.

Várias fotografias em papel tiveram de ser submetidas a um processo de restauração, pois não haviam sido guardadas de forma correta ao longo dos anos. Entre os momentos incluídos na obra estão diversos em São Paulo, como aquele em que foi recepcionado por fãs em Congonhas em 1968, após vencer o Festival de San Remo, na Itália, com a música Canzoneper Te (um ano depois, surge em outro flagrante embarcando no mesmo aeroporto).

Há também cenas do dia em que recebeu o título de cidadão paulistano na Câmara Municipal e de uma gravação do programa Jovem Guarda, ambas em 1966. A tiragem de Roberto Carlos Collector’s Book (Editora Toriba; 400 páginas; 4 500 reais) é de apenas 3 000 exemplares. Esse ele autorizou.

+ Em vídeo: Roberto Carlos come carne durante evento em São Paulo

'Roberto Carlos Collector’s Book' - edição 2372
O cantor em Congonhas, registro feito há 45 anos (Foto: ARQUIVO O CRUZEIRO/EM/D.A PRESS/REPRODUÇÃO ROBERTO CARLOS COLLECTOR’S BOOK)

Colaborou Ricardo Rossetto

Fonte: VEJA SÃO PAULO