Pets

Hotéis e pousadas que aceitam cachorros e gatos

Conheça alguns endereços que aceitam pets e saiba quais são as regras de boa convivência para o hóspede de quatro patas

Por: Carolina Romanini - Atualizado em

Pousada Pura Vida - Maresias - Fernando Moraes
Na pousada Pura Vida, em Maresias, uma hóspede toma café na companhia do seu labrador: área especial para refeição fora do restaurante (Foto: Fernando Moraes)

O número de pousadas e hotéis que aceitam bichinhos de estimação vem crescendo muito nos últimos anos, afinal, o serviço virou um diferencial para a maioria dos hotéis de lazer. Em geral, esses estabelecimentos aceitam os animais de estimação acomodados nos quartos com os donos e cobram uma taxa para a hospedagem do bichinho.

Já as regras de boa convivência variam de acordo com o endereço: alguns aceitam que cachorros circulem livremente pelas áreas comuns, outros restringem os hóspedes de quatro patas ao quarto e varanda, contando com a compreensão do responsável.

Entre os hotéis de lazer, a lista dos que aceitam animais é grande. Confira algumas opções abaixo e leia também dicas importantes para programar a viagem ao lado do seu melhor amigo.

  • Hotéis e pousadas no interior

- Brotas Eco Resort (Brotas)

Rua Emilio Dalla Dea Filho, s/n, Campos Elísios, Brotas. Tel.: (14) 3653-9999

Valor da diária na alta temporada (dezembro e janeiro): a partir 720 reais para o casal com pensão completa (exceto bebidas)

Diária do pet: 80 reais 

Regras: o pet não pode circular nas áreas da piscina, ginásio e restaurante. Nos demais espaços comuns (bosque, playground etc.), ele deve estar sempre na guia. O hotel recomenda que os donos não deixem o bichinho muito tempo sozinho no quarto, para não latir, chorar e incomodar outros hóspedes. Há ainda a opção deixá-lo num canil coletivo. Aceita apenas cachorros de pequeno porte.

- Home Green Home (Campos do Jordão)

Rua Adolfo Torresin, 800, Campos do Jordão. Tel.: (12) 3669-0300 / 0800-170127

Valor da diária na alta temporada (dezembro e janeiro): a partir de 925 reais para o casal com café da manhã e jantar

Diária do pet: cortesia

Regras: o hóspede deve levar caminha, potes de comida e água e fraldinha para as necessidades. Nas áreas sociais deve estar sempre no colo. A entrada de pets é proibida no restaurante e no bar. Aceita apenas cachorros de pequeno porte.

- Hotel Fazenda Campo dos Sonhos (Socorro)

Estrada dos Sonhos, km 6, Bairro das Lavras, Sacorro. Tel.: (19) 3895-3161 

Valor da diária na alta temporada (dezembro e janeiro): a partir de 550 a diária para o casal com pensão completa (exceto bebidas)

Diária do pet: cortesia

Regras: o hotel dispõe de seis quartos com canis um acoplados. Trata-se de um espaço em vidro, com uma portinha para o cachorro entrar e sair do quarto sem ter que passar pela área do hóspede. O espaço foi originalmente criado para abrigar cães-guias, já que o hotel é famoso por sua acessibilidade, mas agora recebe também os visitantes que não abrem mão do companheiro na hora de viajar. Os cães-guias têm acesso liberado em todo o hotel, o restante dos pets não pode entrar nas áreas do restaurante e piscina. Animais de pequeno porte podem se hospedar ainda na suíte com os donos, caso os chalés adaptados não estejam disponíveis.

Spa Dia das Mães - Ronco do Bugio - Piscina
A pousada Ronco do Bugio, em Piedade: mimos como toalha de banho e ossinhos para os cachorros (Foto: Divulgação)

- Ronco do Bugio (Piedade)

Estrada Municipal Piedade – Godinho, 128, Piedade. Tel.: (15) 3299-8600 / (11) 3230-5434

Valor da diária na alta temporada (dezembro e janeiro): a partir 840 reais para o casal com café da manhã

Diária do pet: 80 reais (taxa única para o período)

Regras: a pousada fornece um pote com tampa para a ração (como está próxima de mata fechada, o cuidado é essencial para não atrair outros bichinhos). Também tem toalha de banho (no caso de querer leva-lo às cachoeiras da região), e mimos como cobertor e biscoitinho. No restaurante, há uma área reservada para hóspedes com pets, que devem estar sempre na guia.

- Surya-Pan (Campos do Jordão)

Avenida Alto da Boa Vista, 1055, Campos do Jordão. Tel.: (12) 3664-3556

Valor da diária na alta temporada (dezembro e janeiro): a partir de 400 reais para o casal com café da manhã

Diária do pet: 50 reais

Regras: o hóspede deve levar caminha, potes de comida e água e fraldinha para as necessidades. A entrada do bichinho é proibida no salão do café da manhã. Nas demais áreas comuns, o cachorro pode acompanhar o dono, mas deve estar sempre na guia.

 

  • Hotéis e pousadas no litoral

- Pousada Azul Maria (Baleia, São Sebastião)

Avenida Deble Luiza Derani, 2156, Praia da Baleia, São Sebastião. Tel.: (12) 3863-6454/6869

Valor da diária na alta temporada (dezembro e janeiro): a partir de 800 reais o pacote para o casal com café da manhã

Diária do pet: cortesia

Regras: aceita apenas cachorros de pequeno porte e que estejam acostumados a ficar sozinho, sem latir ou chorar. A entrada do bichinho é proibida no salão do café da manhã, mas ele pode circular na piscina e demais áreas comuns do hotel, sempre na guia.

Capa Ed. 2302 - O Mapa do Verão - Pousada Azul Maria na Praia da Baleia
A pousada Azul Maria, na Baleia: cachorros permitidos até na área da piscina (Foto: Leo Feltran)

- Pousada Canto do Camburi (Camburi, São Sebastião)

Rua Uberlândia, 455, Camburi, São Sebastião. Tel.: (12) 3865-1723/2490

Valor da diária na alta temporada (dezembro e janeiro): a partir de 506 reais com café da manhã

Diária do pet: 10% do valor do pacote

Regras: na alta temporada (entre 20/12 a 31/1) não são permitidos cachorros na pousada, devido à alta rotatividade de hóspedes. No restante do ano, o pet pode ficar no quarto com o dono. O hóspede deve levar caminha, potes de comida e água e fraldinha para as necessidades. A entrada do bichinho é proibida no salão do café da manhã e na piscina. Nas demais áreas comuns, o cachorro pode acompanhar o dono, mas deve estar sempre na guia.

- Pousada Canto Verde (Boiçucanga, São Sebastião)

Rua Manoel Nunes Passos, 200, Boiçucanga, São Sebastião. Tel.: (12) 3865-3335

Valor da diária na alta temporada (dezembro e janeiro): a partir de 500 reais para o casal com café da manhã

Diária do pet: 25 reais 

Regras: o hóspede deve levar caminha, potes de comida e água e fraldinha para as necessidades. A entrada do bichinho é proibida no salão do café da manhã e na piscina. Nas demais áreas comuns, o cachorro pode acompanhar o dono até sem coleira, caso seja dócil e nenhum outro hóspede se incomode. Aceita apenas cachorros de pequeno porte.

- Pousada Pura Vida (Maresias, São Sebastião)

Rua Sebastião Romão César, 184, Maresias, São Sebastião. Tel.: (12) 3865-6402

Valor da diária na alta temporada (dezembro e janeiro): a partir de 380 reais para o casal com café da manhã

Diária do pet: 15 reais

Regras: o dono deve levar caminha, potes de comida e água e fraldinha para as necessidades. A entrada de pets não é permitida no restaurante, mas o dono pode optar por tomar o café da manhã na área da piscina, ao lado do cão. Nas demais áreas comuns, ele deve estar sempre na guia.

- Pousada Vila das Pedras (Ilhabela)

Rua Antenor Custódio da Silva, 46, Cocaia, Ilhabela. Tel.: (12) 3896-2433

Valor da diária na alta temporada (dezembro e janeiro): a partir de 2 000 reais o pacote de quatro dias para o casal com café da manhã

Diária do pet: 10% do valor do pacote

Regras: o hóspede deve levar caminha, potes de comida e água e fraldinha para as necessidades, e apresentar a carteira de vacinação do pet. A entrada do bichinho é proibida no salão do café da manhã e na piscina. Nas demais áreas comuns, o cachorro pode acompanhar o dono, mas sempre na guia. Não aceita cachorros das raças pit bull, rotweiller, doberman, pastor alemão, fila e dogue alemão.

- Pousada Vivendas do Morro Verde (Toninhas, Ubatuba)

Rua Professora Dionísia Bueno Veloso, 210, Praia das Toninhas, Ubatuba. Tel.: (12) 3842-1701/3425

Valor da diária na alta temporada (dezembro e janeiro): a partir de 350 reais para o casal com café da manhã

Diária do pet: 5 a 10% do valor da diária 

Regras: não são permitidos cachorros na pousada nos períodos de ano novo e carnaval. No restante do ano, o pet pode ficar no quarto com o dono. O hóspede deve levar caminha, potes de comida e água e fraldinha para as necessidades. Também não é permitida a circulação do bichinho nas áreas comuns e ele deve ser levado sempre na coleira ou no colo na hora do passeio. Aceita apenas animais de pequeno porte e raças dóceis.

Buldogue romântico
O buldogue francês: embora seja menor e dócil, não é considerado um cachorro de pequeno porte (Foto: French Buldog)

REGRAS DA BOA VIZINHANÇA

O seu bichinho é quase um filho e já faz parte da família, mas nem todo mundo é obrigado a tratá-lo dessa maneira. Para que hotéis e pousadas recebam o seu pet, é preciso se adequar ao ambiente. Conheça algumas regras de boa convivência importantíssimas

Animais de pequeno porte: são aqueles que o dono consegue carregar no colo. Um buldogue francês, por exemplo, apesar de foforrucho e super dócil, já não é considerado pequeno.

Áreas comuns: na realidade, áreas comuns seriam todas aquelas por onde os hóspedes podem circular livremente. Mas como grande parte dos hotéis e pousadas não permite animais na piscina e refeitório, entende-se como área comum corredores, elevador, jardim, sala de jogos etc..

Atenção redobrada nos playgrounds: cachorros adoram correr na areia, mas nem sempre as crianças ficam confortáveis com a presença deles. Use o bom senso!

Animais na praia: é proibida a entrada de cachorros e gatos na maioria das praias do litoral paulista. Fique atento às normas de cada cidade.

Cuidados com os gatos: os bichanos também são bem-vindos na grande maioria dos hotéis. Eles fazem parte do grupo de “animais de pequeno porte”, mas como não andam na coleira, é importante levar uma gaiola de transporte para levá-lo do carro ao quarto ou até mesmo a um passeio.

+ Leia mais sobre pets no blog Bichos

Fonte: VEJA SÃO PAULO