Exposições

Feira SP Arte/Foto chega à quarta edição

Público verá cerca de 500 imagens de 160 artistas de quinta (9) a domingo (12)

Por: Jonas Lopes - Atualizado em

Retazo del Paraíso - Ananké Asseff - 2181
'Retazo del Paraíso': imagem de série feita pela argentina Ananké Asseff (Foto: Ananké Asseff)

Cada vez mais estabelecida no calendário da cidade, a feira SP Arte dá continuidade às atividades com a quarta edição de seu braço dedicado exclusivamente à fotografia. Em cartaz no Shopping Iguatemi de quinta (9) a domingo (12), a SP Arte/Foto conta em 2010 com a participação de dezoito galerias — doze de São Paulo, três do Rio de Janeiro, duas de Nova York e uma virtual. Serão expostas cerca de 500 imagens de 160 artistas. Elas também estarão disponíveis para compra, a preços variados. Há desde obras digitalizadas do acervo pertencente ao Instituto Moreira Salles, a partir de 380 reais, até peças de nomes consagrados do exterior, caso do americano Steve McCurry, que chegam a valer 50 000 dólares no estande da Galeria de Babel.

Hilda Hilst - Fernando Lemos - 2181
Retrato da escritora Hilda Hilst: por Fernando Lemos (Foto: Fernando Lemos)

Para Fernanda Feitosa, diretora da SP Arte, a amplitude do evento reflete o bom momento vivido pela fotografia no país. “Não é por acaso que iniciativas importantes, como o Clube de Fotografia do MAM, não param de crescer”, diz. A feira atraiu 6.000 visitantes em 2009, número considerado excelente. O catálogo deste ano (à venda por 20 reais) traz um texto do crítico e curador Eder Chiodetto com dicas para iniciar uma coleção. Ministrado pela pesquisadora Denise Gadelha, um curso de três dias sobre a história da técnica já tem as vagas esgotadas. “Queremos fortalecer a formação do público, porque nem todo mundo vai lá para comprar”, diz Fernanda.

Valentino Fialdini - 2181
Criação de Valentino Fialdini: ver ou comprar (Foto: Valentino Fialdini)

Quem desejar apenas apreciar, portanto, terá a chance de conferir em um mesmo espaço trabalhos de Miguel Rio Branco, Thomaz Farkas, Mario Cravo Neto e Cristiano Mascaro, entre outros brasileiros. Sem falar de estrangeiros como o americano Elliott Erwitt, o inglês Martin Parr, a argentina Ananké Asseff...

Fonte: VEJA SÃO PAULO