Bebida

Expovinis espera 15 000 visitantes para a 13ª edição

O vinho virou uma festa: acontece na capital a maior feira do gênero da América Latina

Por: João Batista Jr. - Atualizado em

Cada vez maior, o interesse por tintos, brancos, rosés e espumantes tem fermentado um ascendente mercado de feiras e degustações na cidade. São mais de 100 eventos a cada ano. Virou uma festa. "Uma década atrás não tínhamos nem vinte atividades desse tipo em São Paulo", lembra Gustavo de Paulo, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo. Nenhuma delas é tão superlativa quanto a Expovinis, que chega à sua 13ª edição na quarta (6) e na quinta (7) no Transamérica Expo Center. Maior evento do gênero na América Latina, a feira deve receber 15 000 visitantes. São profissionais da área e pessoas curiosas em descobrir novidades entre os cerca de 5 000 rótulos apresentados por 270 empresas de mais de vinte países. "O mercado do vinho é como a moda: a cada temporada oferece lançamentos, que vão de rótulos inéditos a safras excepcionais de marcas consagradas", diz Domingos Meirelles, organizador da Expovinis.

A lista de convidados inclui o paranaense Dirceu Vianna Jr. Radicado há vinte anos em Londres, ele se tornou, em novembro, o primeiro brasileiro a obter o título de Master of Wine, concedido pela associação inglesa homônima. Na quarta, Vianna Jr. conduzirá uma degustação de oito garrafas francesas, como o Bonnes Mares Grand Cru 2005 Nicolas Potel. "Selecionei rótulos de qualidade que têm preços altíssimos no Brasil", afirma o especialista. Ocupar um dos cinquenta lugares nessa degustação custa 150 reais. Vale seguir a recomendação dos organizadores da feira e ir de táxi.

Expovinis Brasil 2009. Transamérica Expo Center, Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro. Inscrições pelo Tel. 3141-9444 ou pelo site www.expovinisbrasil.com.br. Quarta (6) e quinta (7), 19h às 22h. R$ 40,00 (com direito a taça) e R$ 30,00.

Fonte: VEJA SÃO PAULO