CARREIRA

Doze atitudes que estão queimando seu filme no trabalho

Por: Veja São Paulo

Carreira
Atrasar-se para reuniões pode prejudicar sua imagem na empresa (Foto: Image Source/Folhapress)

Independentemente da área de atuação ou da empresa, existem regras implícitas no ambiente de trabalho que devem ser cumpridas e exigem bom-senso e equilíbrio. Entretanto, no dia a dia profissional, podemos cometer grandes erros quando achamos justamente que estamos no caminho correto.

Neste contexto, Lúcia Costa, diretora de transição de carreira da Stato, fala sobre pequenas atitudes ou da falta de iniciativas que podem fazer a diferença e acabar prejudicando e atrasando o sucesso da sua carreira.

Cinco lições de Jorge Paulo Lemann para uma carreira de sucesso

Fazer o básico e entregar apenas o que lhe pedem

Fazer o básico do que é exigido não é ruim – mas também não trará destaque profissional. Assumir novas responsabilidades dentro da empresa pode ser visto com bons olhos por seus gestores e aumentar as suas chances de ser promovido. Explore o seu potencial e não se acomode.

Falta de interesse

Não ter curiosidade sobre a empresa, os produtos e serviços oferecidos, prejudica o futuro do funcionário em uma organização.

Atrasos

A pontualidade é essencial para o ambiente de trabalho. Fique sempre atento aos prazos e horários de reuniões, e, sempre que possível, antecipe-se a eles.

Incompatibilidade com o perfil da empresa

O profissional deve se adequar ao perfil da empresa. Organizações mais tradicionais e formais precisam de funcionários que respeitem as normas e as tradições, assim como trabalhos informais precisam de funcionários informais. Há vagas para todos os perfis, basta procurar uma que combine com você e com as suas ambições.

O que você precisa saber ao ser demitido

Aparência descuidada

Cuide de sua aparência, pois ela fala sobre o seu perfil. Isso inclui roupas bem cuidadas, adequadas ao perfil da empresa, postura correta ao sentar e falar baixo.

Carreiras
Vestir roupas inadequadas para o ambiente de trabalhar pode atrapalhar sua carreira (Foto: Image Source/Folhapress)

Fofocas, nunca!

Fofoca não contribui em nada para um ambiente produtivo de trabalho. Os gestores e líderes costumam perceber esse tipo de comportamento e isso pode significar poucas chances futuras.

Cuidado com as redes sociais

Cada vez mais os recrutadores buscam informações sobre candidatos nas redes sociais. Por isso, utilize os mecanismos de privacidade, e sempre tenha em mente que uma vez na rede, a informação é pública. Depois de contratado, não utilize as redes sociais para desabafar sobre o chefe ou a tarefa!

Ficar muito tempo nas redes sociais

Bater papo na internet ou navegar sem objetivo profissional no horário de trabalho pode atrapalhar a sua produtividade e concentração e interferir diretamente nos seus resultados.

Defender verdades “absolutas”, desconsiderando a opinião

Assuntos polêmicos como política, religião e futebol merecem muito cuidado, pois facilmente um desencontro de opiniões podem acalorar ânimos e colocar em risco uma relação profissional. O debate deve ser saudável e enriquecedor para todos.

Eu não ganho para isso

Esta não é uma frase tão profissional e pode prejudicar muito o desenvolvimento da sua carreira. Desafios são importantes na vida, oportunidades poderão surgir frente a situações em que você "não ganha para isso". Busque fazer o melhor sempre. O resultado vem como consequência.

Sempre foi assim e sempre será

Demonstra a dificuldade de um profissional em lidar com o novo ou para tentar compreender o que há de aprendizagem ou oportunidade além do que você consegue perceber.

Negatividade 

Frases negativas (Esta empresa não tem jeito, nada dá certo, tudo está errado, nunca vai mudar) não dão espaço para um clima positivo de trabalho. Parece sutil, mas adotar uma postura positiva no trabalho ajuda no conforto e na resolução de problemas e conflitos.

Fonte: VEJA SÃO PAULO