O guia do brechó

Cuidados na hora de garimpar

Confira as dicas da especialista Ligia Krás

Por: Taís Hirata - Atualizado em

Cuidados - Brechós São Paulo
Manchinhas amareladas, costuras frágeis e qualidade do tecido são alguns dos fatores que devem ser avaliados (Foto: Taís Hirata)

Comprar em brechós pode ser um ótimo negócio, mas, para saber escolher, é preciso tomar alguns cuidados. Ligia Krás, antropóloga de moda e especialista em vintage e brechós, dá algumas dicas:

+ O guia dos brechós

+ Brechós de luxo

+ Brechós retrô

+ Brechós moderninhos

+ Brechós infantis

Manchas: se forem amareladas, embaixo dos braços e nas golas, dificilmente saem. Machinhas pretas podem sair dependendo do que provocou a mancha e de quanto tempo está na roupa, entre outros fatores difíceis de avaliar na hora da compra.

■ Sapatos de salto: verifique se, na ponta dos saltos, não há apenas um parafuso. Sapateiros nem sempre conseguem arrumá-los.

■ Costuras: muitas vezes, por melhor que seja o tecido, a linha fica velha. Isso pode ser resolvido por qualquer costureira, com um reforço de uma linha nova.

■ Tecido: avalie a durabilidade. “Dependendo de sua expectativa em relação à roupa, comprar um artigo de ‘fast fashion’ já usado e desgastado e querer que ele dure muito é pedir um pouco demais”, explica Ligia.

■ Lavagem: a maioria dos brechós lava suas peças ou exige de seu fornecedores que elas estejam limpas. Ainda assim, é aconselhável lavá-las antes de usar.

■ Ajustes e reparos: caso a peça necessite reparos ou ajustes de uma costureira, avalie se o preço final irá valer a pena.

Fonte: VEJA SÃO PAULO