Riviera

Comida de praia

Alimentos leves, muito líquido e alguns cuidados garantem férias saudáveis e sem imprevistos

Por: - Atualizado em

Foto Comida de praia
Alimentos industrializados são uma boa alternativa para as crianças, pois não oferecem riscos de contaminação (Foto: Rogério Canella)

Praia com sol dá uma vontade de mergulhar... E não apenas no mar, mas naqueles frutos do mar fritinhos, acompanhados de um drink bem gelado. Também, pudera! Todo mundo passa o ano todo controlando o que come, fazendo dieta e nessa hora tudo o que quer é relaxar. Mas não dá para descuidar completamente da alimentação só porque estamos de férias. Muito pelo contrário, o calor pede alguns cuidados especiais para que não se perca nenhum dia de diversão.

A primeira coisa que se deve lembrar é que, com as temperaturas altas, nosso corpo perde mais água e precisa repô-la. “A desidratação é ainda um grande problema, pois muita gente não percebe que aquela dor de cabeça ou aquela confusão mental são falta de água no organismo”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori. Ela recomenda matar a sede de preferência com água pura, mas os sucos com pouco açúcar e a água de coco também entram na conta. Com dois litros de líquido por dia você garante a hidratação, mas a regra é beber água sempre que tiver sede.

Também é preciso pensar nos alimentos. Tudo que contém muito açúcar ou gorduras é de digestão mais difícil, por isso deve ser evitado. “Uma boa saída para matar a vontade de doces e não exagerar nos sorvetes é congelar pedaços de frutas como melancia, manga e melão. Fica uma delícia, é refrescante e ajuda hidratar”, indica a nutricionista.

Fritar ou não?

Quanto às delícias de praia, não é preciso ser radical. Tudo bem comer um camarão ou pastel, mas escolha bem o local. Ele deve ser limpo e as comidas devem chegar à mesa bem quentes e recém-fritas, porque as bactérias adoram uma temperatura morninha e se proliferam com muita facilidade. O que vale é não abusar: se você decidiu comer as frituras no almoço, prefira saladas e frutas no restante do dia, para balancear os nutrientes.

Os melhores petiscos para quem quer se divertir e manter uma dieta saudável são legumes e frutas, além dos biscoitos de polvilho e do milho cozido. No bar, uma sugestão de troca é pedir porções de picles, tremoços e amendoins. Você também pode assar o amendoim em casa, uma alternativa barata e saudável. E levar pipocas já estouradas.

Agora, se você já abusou ou comeu algo que não lhe caiu bem, a dica é passar um dia se recuperando, e a famosa batata cozida é mesmo um ótimo remédio. “Mesmo sendo verão, vale fazer uma canja para tomar o caldo de frango com legumes. Recupera qualquer um!”, indica Vanderli.

Confira abaixo outras dicas:

  • Nextel

    Verão conectado!

    Atualizado em: 23.Jan.2014

    Use a tecnologia para ter as férias perfeitas: conheça os apps que vão te ajudar a pegar as melhores ondas, curtir o sol e ainda conhecer gente interessante sem sair da cadeira de praia
    Saiba mais
  • Nextel

    Caminhadas de verão

    Atualizado em: 23.Jan.2014

    A partir deste sábado, fim de semana é tempo de caminhada na Riviera. Aproveite este empurrãozinho da Nextel e coloque em prática a promessa de uma vida mais saudável em 2014
    Saiba mais
  • Nextel

    Verão na medida

    Atualizado em: 23.Jan.2014

    Saiba como curtir ao máximo a estação mais quente do ano e evitar os desconfortos que o excesso de sol pode causar
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO