Paulistana Nota 10

Maquiadora produz travesseirinhos para crianças com câncer

O projeto Naninha de Luz entrega cerca de 150 almofadas por mês

Por: Tatiana Izquierdo

Paulistana nota 10 Christiane Gloria
“Ver os olhinhos dos meninos brilhando não tem preço”, orgulha-se Christiane (Foto: Leo Martins)

No fim de 2014, a maquiadora Christiane Glória, de 48 anos, conheceu o trabalho da artesã Estela Junqueira por meio de um vídeo na internet. A artista costura almofadinhas para alegrar jovens de bairros carentes de Arapongas, no interior do Paraná. Sensibilizada com a boa ação, Chris resolveu adaptar a ideia para São Paulo e criou o grupo Naninhas de Luz, em outubro de 2015. Nas horas vagas, confecciona travesseiros de pano coloridos similares a bonecos, com olhos e boca sorridentes. Com eles, presenteia crianças com câncer internadas em hospitais da capital.

Mensalmente, entrega 150 naninhas – como se chamam as almofadas fofinhas, ideais para dormir abraçado. As peças são feitas de algodão e têm enchimento antialérgico. A voluntária pediu a ajuda de um oncologista para selecionar materiais não prejudiciais à saúde dos pacientes.

+ Amigas comandam ONG que oferece cursos e creche para pessoas carentes

Em datas especiais, como o Natal, a produção mais que dobra, chegando a aproximadamente 350 itens. “Telefono para o setor de pediatria das instituições, falo sobre o projeto e marco uma visita”, explica ela, que já se prepara para 12 de outubro, Dia das Crianças. Entre os locais visitados estão Hospital santa Catarina, Instituto do Coração (Incor), Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ItaciI) e Casa Ronald McDonald.

O objetivo da ação é amenizar a dor e o tormento das sessões de quimioterapia. “Ver os olhinhos dos meninos brilhando não tem preço”, afirma Chris. Suas filhas, Alessandra, de 32 anos, e Alissa, 21, e seus pais, Alfredo, 78, e Natércia, 75, põem a mão na massa. Há ainda o auxílio de costureiras parceiras. Mantêm a atividade doações de tecidos e enchimentos vindos do Brasil inteiro. Cerca de 1 500 inscritos trocam mensagens sobre a iniciativa em um grupo no Facebook. A responsável pela ação trabalha em uma empresa de cosméticos ensinando técnicas de maquiagem a mulheres em Paraisópolis, na Zona Sul, a fim de formar profissionais para o mercado da beleza. “Promovo uma oportunidade para essas pessoas”, conta.

Naninhas de Luz. chrisnaninhasdeluz@gmail.com e www.facebook.com/groups/naninhasdeluz

Fonte: VEJA SÃO PAULO