Mistérios da Cidade

Os temas mais curiosos do Carnaval

Entenda o significado de alguns enredos excêntricos da festa de 2012

Por: Maurício Xavier*

Mistérios da Cidade 2229 - Carnaval
(Foto: Ilustração: Fabio Matxad)

O Carnaval 2012 ainda está longe de acontecer, porém todas as escolas de samba paulistanas já escolheram o enredo que entoarão na avenida. Veja o significado dos temas mais curiosos:

Mancha Verde — “Pelas Mãos do Mensageiro do Axé a Lição de Odú Obará: a Humildade”

Tradução: inspirado no candomblé, conta a história de um dos principais Odus (um caminho da vida representado por búzios), o humilde Obará. Ele inspira o narrador, Babalorixá, a cultivar essa virtude e espalhar a paz, ou seja, o axé.

+ Xaveco Virtual: nossa ferramenta para paquerar no Twitter

 

Império de Casa Verde — “Na Ótica do Meu Império o Foco É Você”

Tradução: aborda um dos cinco sentidos humanos, a visão. Explica a evolução das lentes, desde o vidro no Egito até os mais recentes dispositivos 3D

Mocidade Alegre — “Ojuobá — No Céu, os Olhos do Rei... Na Terra, a Morada dos Milagres... No Coração, um Obá Muito Amado!”

Tradução: homenageia o escritor baiano Jorge Amado (considerado pelo candomblé um Obá de Xangô, uma espécie de protetor do terreiro), que completaria 100 anos em 2012, com um desfile baseado no livro "Tenda dos Milagres" (1969). Na obra, o personagem principal, Pedro Archanjo, ganhou o título de Ojuobá, autoridade que interpreta os ensinamentos de um orixá (divindade).

*Com reportagem de Carolina Giovanelli, Nathalia Zaccaro, Mariana Barros e Cristina Fernandez

Fonte: VEJA SÃO PAULO