Cultura

Autor da biografia de Clarice Lispector comenta o fim da Cosac Naify

Obra do americano Benjamin Moser publicada pela editora vendeu mais de 30 000 exemplares

Por: Nataly Costa

Moser
Benjamin Moser, biógrafo de Clarice Lispector: livro sobre Susan Sontag seria publicado pela Cosac (Foto: Divulgação)

A notícia do fim da Cosac Naify pegou de surpresa tanto leitores quanto autores, que ficaram sabendo do encerramento das atividades pelos jornais e pela internet. É o caso do americano Benjamin Moser, autor de um dos maiores sucessos editorias recentes da Cosac Naify, Clarice. A biografia da escritora Clarice Lispector vendeu mais de 30 000 exemplares e está na terceira edição. 

Confira a entrevista com o autor: 

O livro Clarice é um sucesso de vendas (30 000 exemplares) e está na terceira edição. Com o fim da Cosac, como fica? Você já negocia com alguma outra editora?

​Na verdade, acho que é mais que 30 000 e mais que a terceira edição, mas não sei ao certo. Com certeza o livro (e eu) encontraremos uma nova casa, e é por isso que não me preocupo tanto por minha sorte pessoal, mas bem mais por conta dos meus amigos que ficaram, de noite para a manhã, sem emprego. E para o Brasil, que fica sem uma editora da qualidade mundialmente reconhecida da Cosac. Não é pouca coisa o que a Cosac contribuiu para as letras e as artes brasileiras, e não vejo como uma outra instituição vai preencher o vazio neste momento já tão complicado na vida nacional.​

+ Quinze livros imperdíveis da Cosac Naify

Você prepara a biografia de Susan Sontag, que também sairia pela Cosac. Para quando estava previsto o lançamento? Como fica a publicação desse livro específico?

​Não sei quando será lançado porque ainda não terminei. Suponho que (levando em conta o tempo necessário para tradução e produção) 2017. Haviam muitas casas interessadas quando foi anunciado que tinha sido escolhido para o projeto. Resolvi então ficar com a Cosac que fez o Clarice com tamanha empolgação e sucesso. Mas mais uma vez​: para mim​ vai dar tudo certo. A minha preocupação é para os meus amigos da editora. ​

+ Festa do Livro da USP terá livros da Cosac pela metade do preço

A editora informou que questões de contrato serão tratados caso a caso com cada autor. Já foi procurado oficialmente?

Não, não fui procurado pela Cosac desde que soube, junto com todos os autores e os funcionários da editora, pela imprensa.

clarice
Biografia está na terceira edição (Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA SÃO PAULO