Cinema

Em sua sétima edição, Mostra Mundo Árabe traz 32 longas a São Paulo

Sessões ocorrem no CineSESC, na Cinemateca, no Cine Olido e no CCBB

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Constantino - Otavio Cury
Documentário 'Constantino': grande parte das filmagens foi feita na Síria (Foto: Raquel Brust)

Até 22 de julho, a 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema reúne em São Paulo 32 produções inéditas, entre documentários e ficções. A seleção procura retratar a realidade política, social e cultural dos países árabes, bem como sua relação com o Brasil.

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários

A maioria dos filmes vem do festival “Mapeando a Subjetividade: Cinema Experimental Árabe dos Anos 60 até os Dias Atuais”, apresentado com grande sucesso no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Entre os destaques da programação estão “Crônica dos Anos de Irã”, vencedor da Palma de Ouro em 1975, e a coprodução Líbano-EUA, “Ok, Basta, Adeus” (2011), que aborda as transformações de um homem com mais de 40 anos repentinamente abandonado pela mãe.

A seleção conta também com duas produções nacionais. Uma delas é “Constantino”, do paulista Otávio Cury, que viajou à Síria para resgatar a história de seu avô, Daud Constantino Khouri, um dos expoentes do chamado Renascimento Árabe, movimento reformista do final do século XIX que buscava adaptar a doutrina islâmica aos novos tempos. Já em “Sobre Futebol e Barreiras” – exibido na última edição da Mostra Internacional de Cinema – , os cineastas João Carlos Assumpção, Arturo Hartmann, Lucas Justiniano, José Menezes lançam um olhar sobre o conflito Israel-Palestina tendo como pano de fundo a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

As sessões ocorrem no CineSesc, no Cine Olido, na Cinemateca e no CCBB. Para conferir a programação completa de cada sala, clique aqui.

Fonte: VEJA SÃO PAULO